Moeda: Clima: Marés:
Início Esportes

Champions começa sem favorito e com muitos candidatos a título

A fase de grupos da 64ª edição da Liga dos Campeões da Europa começa nesta terça-feira (18) repleta de tramas particulares e vários candidatos ao título.

Dividida entre o Barcelona de Messi e o Real Madrid de Cristiano Ronaldo nos últimos anos, a maior competição do Velho Continente chega à temporada que, com a recente irregularidade dos catalães e a ida de CR7 à Juventus, mais ameaça a hegemonia espanhola na atual década.

Desde 2011, apenas duas edições —2012, com Chelsea, e 2013, com Bayern de Munique — tiveram campeões além da dupla Barça e Real.

Mais reforçados e experientes, os elencos de grandes clubes europeus se mostram prontos para trilhar o caminho de títulos na Champions. Os dois gigantes espanhóis, no entanto, também não querem deixar o posto.

Enfraquecido, Real Madrid busca o tetracampeonato

Desde a chegada de Zinedine Zidane ao comando técnico da equipe, em 2016, o Real Madrid faturou três vezes seguidas a Liga dos Campeões (2015-16, 2016-17 e 2017-18).

Maior artilheiro da história da competição, Cristiano Ronaldo foi decisivo em todas. Porém, ele defende a Juventus a partir desta temporada.

Real Madrid quer se reconstruir após saídas de Zidane e Cristiano Ronaldo (Foto: Reprodução)

Sem o craque português e com a saída de Zidane, o clube se reforçou com nomes de pouca expressão, como Vinicius Júnior, Ceballos e Mariano Díaz — sendo este último o herdeiro da camisa 7 de Ronaldo. Para o cargo de técnico, Julen Lopetegui foi o escolhido.

Maior campeão da história da Champions, com 13 taças, o clube de Madri terá de enfrentar a saída de dois dos mais importantes nomes da vitoriosa sequência recente e encontrar maneiras de superar a falta que ambos farão para a equipe.

O Real está no Grupo G desta Champions. A chave conta com Roma, CSKA Moscou e Viktoria Plzen.

Com CR7, Juventus não quer mais bater na trave

Se os torcedores do Real Madrid lamentam a ausência de Cristiano Ronaldo, os fãs da Juventus comemoram. É no clube de Turim que o craque escolheu viver os últimos anos de sua carreira.

Heptacampeã na Itália, a equipe não consegue repetir a hegemonia em âmbito europeu. Com CR7, no entanto, a Juve não pretende sair do quase: em 2015 e 2017, contra Barcelona e Real Madrid, respectivamente, a Velha Senhora perdeu duas finais de Liga dos Campeões.

Cristiano Ronaldo comemora gol pela Juventus

Cristiano Ronaldo já desencantou pela Juventus e quer continuar marcando (Foto: Reprodução)

Nesta temporada, com a chegada do maior artilheiro da competição e a manutenção das principais peças do elenco — exceção feita a Buffon, que foi ao PSG, e Higuaín, que rumou ao Milan —, a Juventus, de Dybala, Douglas Costa, Chiellini, Pjanic e CR7 quer reencontrar o título europeu, que não vem desde 1996.

Pelo Grupo H, os italianos encaram Valencia, Manchester United e Young Boys-SUI.

Messi busca transformar derrota na Copa em título pelo Barça. De novo

Antes da chegada de Lionel Messi à Catalunha, o Barcelona tinha apenas uma taça da Champions League. Depois do argentino, vieram mais quatro conquistas, sendo três com participação decisiva do camisa 10.

Para ele, faltava apenas um título expressivo com a Argentina. Na Copa de 2018, após revezes em 2010 e 2014, quando foi protagonista, a conquista não veio. Coincidentemente, em 2011 e 2015, o argentino foi decisivo nos dois últimos títulos europeus do Barcelona.

Messi jogando pelo Barcelona

Quando caiu nas Copas de 2010 e 2014, Messi faturou a Champions no ano seguinte (Foto: Reprodução)

 

Na companhia de nomes como Suárez, Philippe Coutinho, Rakitic, Dembélé e Busquets, Messi quer transformar mais uma vez a frustração em conquistas por seu clube.

No Grupo B, o Barça de Messi terá pela frente Tottenham, Inter de Milão e PSV.

Chegou a hora do PSG? Franceses vão com artilharia pesada 

O Paris Saint-Germain garantiu um reforço experiente para o gol: Gianluigi Buffon. Mais que isso, o clube da capital francesa manteve seu elenco e confia em seu trio de ataque, formado por Neymar, Mbappé e Cavani, para buscar o primeiro título na Liga dos Campeões.

Com a lesão e o revés na Copa do Mundo, Neymar esteve abaixo do esperado na última temporada, mas já voltou bem para a atual: são quatro gols em quatro jogos no Campeonato Francês.

Trio Neymar, Cavani e Mabappé

Trio formado por Neymar, Mbappé e Cavani promete nesta temporada (Foto: Reprodução)

Cavani fez um bom Mundial, marcando três gols em quatro jogos. Além disso, anotou 40 tentos em 48 partidas na última temporada. Nesta, balançou a rede três vezes em três confrontos.

Por fim, Mbappé: o jovem atacante foi o motor da seleção da França no Mundial e, com quatro gols, ajudou a equipe a conquistar o bicampeonato na Rússia. Nesta temporada, a atual sensação do futebol francês tem quatro gols em três jogos.

No setor ofensivo, ainda há espaço para dois talentosos jogadores: o meia alemão Julian Draxler e o meia-atacante argentino Ángel Di María.

O PSG está no Grupo C, um dos mais difíceis da competição. Na chave, enfrentará Liverpool, Napoli e Estrela Vermelha-SER.

Reforçado e com final em casa, Atlético quer título inédito

Vice-campeão da Champions League em 2014 e 2016, o Atlético de Madri segue focado no objetivo de conquistar a Liga dos Campeões. O elenco permanece com o renomado técnico Diego Simeone e a mesma base da equipe que faturou a Liga Europa neste ano.

Além disso, os colchoneros foram às compras. A equipe de Madri conta, a partir desta temporada, com os reforços de Lemar, Kalinic, Rodri, Arias, Adán, Gelson Martins e Castro.

Griezmann comemora gol pelo Atlético de Madrid

Campeão da Liga Europa e da Copa do Mundo em 2018, Griezmann é destaque do time (Foto: Reprodução)

As saídas, por outro lado, foram poucos e de não tanto impacto: Gameiro, Torres, Jota, Velázquez e Vrsaljko (por empréstimo).

Para o otimismo da torcida do Atlético, a final desta Champions será no Wanda Metropolitano, o estádio da equipe de Madri desde a última temporada. Se chegarem à final, os comandados de Simeone disputarão a decisão em casa.

O Grupo A será a chave do Atlético de Madri, que pegará Borussia Dortmund, Monaco e Club Brugge-BEL.

Depois de ganhar o Inglês, Guardiola vai em busca da Europa

Tido por muitos como o melhor técnico do mundo nas últimas duas décadas, Pep Guardiola ganhou duas Liga dos Campeões pelo Barcelona e mais títulos importantes pelo clube catalão, pelo Bayern de Munique e pelo Manchester City.

Há quem diga, porém, que os dois troféus europeus do treinador só vieram graças ao grande elenco formado por Messi, Iniesta, Xavi e companhia. Assim, o comandante espanhol quer se provar nesta edição da Champions.

Treinador Pep Guardiola

De olho na Champions, Guardiola terá grande desafio nesta temporada (Foto: Reprodução)

No City, onde conquistou o último Campeonato Inglês, ele contará com o futebol de De Bruyne, Agüero, David Silva e Gabriel Jesus para faturar a ‘Orelhuda’, como é conhecida a taça da competição.

Os Citizens terão pela frente o Grupo F, com Lyon, Hoffenheim e Shakhtar Donetsk.

O ofensivo Liverpool de Klopp vai à caça do hexa europeu

Ao início do ano, a saída de Philippe Coutinho parecia atrapalhar a caminhada do Liverpool em 2018.

Ainda que tenham terminado a temporada sem títulos, os comandados de Jürgen Klopp demonstraram que o brasileiro não fez falta ao sistema ofensivo dos Reds: a equipe inglesa terminou a última Liga dos Campeões com o melhor ataque da competição. Foram seis gols na fase preliminar, 23 na fase de grupos e 18 no mata-mata. O segundo time com mais fols foi o campeão Real Madrid, com 34 gols.

Se na decisão diante do Real o goleiro Karius falhou em dois gols da derrota por 3 a 1, desta vez o técnico Klopp contará com o estrelado Alisson, que fez grande temporada pela Roma.

Além do goleiro brasileiro, o conterrâneo Fabinho e o guineense Keita foram mais dois reforços de peso da equipe, que perdeu poucas peças na última janela de transferências.

Os Reds encaram o Grupo C, de PSG, Napoli e Estrela Vermelha-SER.

Experiente, Bayern mira retorno ao topo do Velho Continente

Há cinco anos, o Bayern de Munique conquistava o pentacampeonato europeu diante do rival Borussia Dortmund.

Nomes importantes como Neuer, Müller, Robben, Ribéry, Boateng e Alaba, que disputaram e venceram a final de 2013, estão agora mais experientes e querem estar novamente entre os principais times da Champions.

Além dos remanescentes do último título, Hummels, Lewandowski, Thiago e James Rodríguez são os principais jogadores que chegaram após a conquista.

Para isso, os experientes atletas do time bávaro contarão com o trabalho do jovem técnico Niko Kovac. Na última temporada, ele conquistou a Copa da Alemanha pelo Eintracht Frankfurt. O título veio depois de vitória diante do próprio Bayern, na final, por 3 a 1.

O Bayern de Kovac está no Grupo E, de Benfica, Ajax e AEK, da Grécia.

O estrelado United de Mourinho precisa se provar

Um elenco comandando por José Mourinho, com jogadores do calibre de Pogba, Alexis Sánchez, De Gea, Lukaku e Mata, é de impor respeito diante de qualquer equipe do mundo.

Porém, o Manchester United de Mourinho ainda não atingiu o que se esperava dele. Em dois anos, foram três conquistas, mas de menor expressão: a Copa da Liga Inglesa de 2017, a Supercopa da Inglaterra de 2016 e a Liga Europa de 2017 — o principal título do elenco do United.

Para esta temporada, o técnico português ainda terá os reforços dos brasileiros Andreas Pereira, que volta de empréstimo, e Fred, que foi comprado junto ao Shakhtar Donetsk por R$ 240 milhões. Ambos os atletas atuaram pela seleção brasileira nos amistosos do início de setembro.

Resta saber se, com o milionário elenco que possui e os recém-contratados, o United será capaz de entrar na briga pelo título da Liga dos Campeões.

A equipe de Manchester encara Juventus, Valencia e Young Boys-SUI no Grupo H.

Mais equipes correm por fora

Há, além dos principais candidatos ao título, alguns times que correm por fora na busca pela taça da Liga dos Campeões. Entre eles, destacam-se Tottenham, Inter de Milão, Napoli e Borussia Dortmund.

A equipe de Londres esteve entre os três primeiros colocados do Campeonato Inglês em suas últimas três edições. O time mantém seus principais nomes dos últimos anos, como Lloris, Kane, Dele Alli e Son, além de manter o trabalho do técnico Mauricio Pochettino. No Grupo B, um dos mais difíceis da competição, terão pela frente Barcelona, PSV e Inter de Milão.

O clube de Milão também chega com força para a Champions. Campeã em 2010, a Inter trouxe Nainggolan, Lautaro Martínez, De Vrij e Vrsaljko entre seus principais reforços. Na chave de Barça e Tottenham, a equipe Luciano Spalletti começa a competição com grandes desafios já na fase de grupos.

O Napoli, por sua vez, perdeu o treinador Maurizio Sarri para o Chelsea e garantiu o renomado Carlo Ancelotti para o cargo. Atletas de destaque, como Mertens, Hamsik, Insigne e Allan seguem no elenco vice-campeão italiano e querem surpreender na Champions.

Já o Borussia Dortmund, de Reus, Götze e Kagawa, se reforçou para a temporada e contará com o futebol de Witsel, Alcácer, Delaney e Diallo, a compra mais cara desta janela no Campeonato Alemão. Após a saída de Thomas Tuchel para o PSG, os aurinegros serão comandados pelo técnico Lucien Favre. O Grupo A, do Dortmund, terá Atlético de Madri, Monaco e Club Brugge-BEL.

*Guilherme Padin, R7

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.