Início Geral

Chilena que ser? volunt?ria nos Jogos Escolares elogia organiza??o do evento sediado em JP

Os Jogos Escolares da Juventude, que acontece a partir desta quinta-feira (6) em João Pessoa, contará com o suporte de 250 voluntários. Apenas 20 deles não são naturais da capital paraibana. Eles vieram de 11 estados brasileiros para ajudar na organização da competição escolar, que é a maior do país.

Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio

Entre os 250 voluntários, uma morena com sotaque carregado chama a atenção. A chilena Cristina Jerez é a primeira estrangeira a participar do evento nesta função. Moradora de Santiago, Cristina, de 24 anos, chegou a João Pessoa há uma semana e está encantada com a cidade. Formada em Administração, a chilena foi voluntária dos Jogos Sul-Americanos, em março, em sua cidade natal. Lá, ela trabalhou diretamente com o Time Brasil e, assim, surgiu a oportunidade de trabalhar também Jogos Escolares. “Conheci muitas pessoas, ficamos amigas e eles me convidaram para vir aos Jogos. Eu gosto muito do Brasil, das pessoas e da língua portuguesa”, afirmou Cristina.

A voluntária chilena está impressionada com a grandiosidade e a organização dos Jogos Escolares da Juventude. “O que venho observando nesta competição não tem comparativo com o que ocorre em meu país. No Chile, não temos um evento esportivo parecido com os Jogos Escolares daqui. Acredito que os atletas irão se divertir muito, além de competir”, destacou Cristina, que foi muito bem recebida pelos brasileiros.
 
Para Paula Hernandez, gerente de Atividades Complementares dos Jogos Escolares, a participação de Cristina é uma prova da importância do evento e uma motivação aos demais voluntários. “Ter essa voluntária de fora valoriza muito o evento. É um prazer ter a Cristina aqui, depois do ótimo trabalho que ela desempenhou com a nossa delegação no Chile”, avaliou Paula.

Além de Cristina, 19 voluntários de outras cidades do Brasil estão em João Pessoa para trabalhar na competição estudantil. Moradora de Curitiba (PR), a professora de educação física Andriele Costa pode ser considerada uma “veterana” como voluntária no evento. “Minha maior motivação para participar dos Jogos é meu amor pelo esporte. Comecei em 2011, em Curitiba, fui para Cuiabá, em 2012 e Belém, em 2013. Em cada edição, agrego algo novo. Aprendo sobre a organização do evento, companheirismo, valorização do esporte e faço novas amizades”, revelou a paranaense, de 23 anos.

Paula Hernandez explica que os 20 voluntários de fora podem atuar em quase todas as áreas. “São voluntários que já trabalharam em outras edições e que servem de coordenadores e exemplos para os voluntários estreantes. Com eles, tenho certeza de ter pessoas que conhecem e têm o espírito dos jogos”, ressaltou a ex-atleta olímpica de voleibol.

O pessoense Lucas Farias também vai integrar o time de voluntários dos Jogos Escolares. Acadêmico do primeiro ano de jornalismo, ele vai trabalhar acompanhando os observadores internacionais e acredita que esta experiência vai enriquecer sua formação profissional. “Vou ver de perto a produção de um grande evento, trabalhar em equipe e melhorar a minha relação interpessoal. A minha ideia é trabalhar da melhor forma possível e finalizar o evento com a sensação de dever cumprido”, comentou Lucas.

Tradicional em eventos esportivos, a participação dos voluntários nos Jogos Escolares da Juventude é fundamental para o sucesso da maior competição esportiva estudantil da América Latina. Em João Pessoa, o voluntariado também será composto por 80 integrantes das Forças Armadas local. “Não conseguiríamos fazer o evento do jeito que gostaríamos, com excelência e expertise, sem a participação dos voluntários”, concluiu Paula Hernandez.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.