Choveu quase 100 milímetros (mm) nas últimas 24 horas em João Pessoa, entre quinta (18) e sexta (19), de acordo com a Defesa Civil. Apesar da chuva forte, não foram registrados deslizamentos de barreiras ou famílias desabrigadas. O número é o equivalente a quase um terço do previsto para o mês de junho, que é de 301,7 mm.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil da Capital, as chuvas das últimas 24h chegaram a 91 mm, devendo se aproximar dos 100 mm ainda nesta sexta-feira (19), mesmo ocorrendo em menor intensidade. Os maiores volumes de chuva foram registrados nos bairros de Altiplano e Cuiá.
“Estamos tendo um inverno bem distribuído no qual apesar de registrarmos muita chuva em um mesmo dia, não estão sendo dias seguidos assim. E estamos sempre alerta como tem sido nos anos anteriores para auxiliar a população. Mas o trabalho preventivo que vem sendo realizado, com limpeza de rios, galerias, podas de árvores de risco e obras de infraestrutura é o que tem contribuído para que as chuvas causem o mínimo dano na cidade e aos moradores”, afirmou Noé Estrela.
Segundo ele, a Defesa Civil recebeu chamados em um assentamento no bairro Colinas do Sul e em outro do Bairro das Indústrias. Equipes do órgão estiveram nos dois locais para prestar assistência. “Levamos máquinas para abrir valas para escoar a água e kits com cobertores e máscaras para os moradores”, disse.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) apontou acúmulo de água na Principal dos Bancários, na Zona Sul da cidade, mas a situação foi normalizada após as 9 horas. Nas demais vias monitoradas, o trânsito fluía bem nas primeiras horas da manhã.
A Aesa informou que permanece a condição de instabilidade sobre o setor centro/leste da Paraíba, associada ao transporte de aglomerados de nuvens oriundas do oceano Atlântico em direção à costa leste do Nordeste. Com isso, o tempo deverá permanecer instável com chuvas.
“No decorrer do dia sugere-se uma atenção especial para o setor leste paraibano, principalmente para a faixa litorânea, haja vista que devido à alta instabilidade poderão ocorrer chuvas mais significativas”, diz comunicado da agência publicado em seu site oficial.
Exclusivamente para o Litoral, onde se encontra João Pessoa, a Aesa prevê tempo nublado a parcialmente nublado com chuvas esparsas. A temperatura mínima é de 21º e a máxima de 29º. Em toda a Paraíba, a mínima prevista é de 18º e a máxima de 32º.
Ainda segundo a Aesa, neste sábado (20) se inicia a estação de inverno no Hemisfério Sul, às 18h44min. Nas regiões do Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão, a estação de inverno apresenta reduzidos totais pluviométricos. Já nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral representam em torno de 40% do total precipitado no ano.
Neste período, o principal sistema meteorológico gerador de chuvas na Paraíba é constituído por distúrbios ondulatórios de leste (nuvens que se formam no oceano Atlântico e se deslocam em direção à costa leste do Nordeste, principalmente sobre as regiões do Agreste, Brejo e Litoral).
No inverno, as temperaturas são climatologicamente mais amenas. As temperaturas atingem valores mínimos de 16º C, principalmente sobre o Brejo, Agreste e Cariri, e a máxima em torno de 30º C no Sertão e Alto Sertão.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial na manhã desta sexta-feira em virtude de acumulado de chuva em 124 cidades da Paraíba, incluindo a Grande João Pessoa. O aviso segue até as 9h deste sábado.
O Inmet indica que podem ocorrer chuvas com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia. As áreas atingidas na Paraíba são Cariri, Seridó, Agreste, Brejo, Litoral e Zona da Mata.
Conforme a previsão, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.
O instituto aconselha que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo, observem alteração nas encostas e procurem não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).