Moeda: Clima: Marés:
Início Tempo

Chuvas apagam semáforos, alagam ruas e podem continuar até este domingo (29) em João Pessoa

Segundo a Defesa Civil de João Pessoa, Manaíra foi a faixa de maior precipitação, seguido por Tambauzinho (102 mm) e Altiplano (93 mm)
Chuvas, João Pessoa
Área da CBTU em João Pessoa sempre alaga com chuvas intensas (Foto: Divulgação/Semob-JP)

João Pessoa continua registrando chuvas intensas e que estão superando a média para maio, conforme divulgado neste sábado (28) pela Defesa Civil Municipal. Desde o começo da noite dessa sexta-feira (27) que chove intensamente na capital paraibana.

Em 12 horas, a cidade recebeu 102,8 milímetros pluviométricos (mm), o que corresponde a 21,62% do total esperado para o mês, que é 284 mm. Em maio, João Pessoa já contabiliza cerca de 580 mm de chuvas, número 104% maior que a média para o mês.

Segundo a Defesa Civil de João Pessoa, Manaíra foi a faixa de maior precipitação, seguido por Tambauzinho (102 mm) e Altiplano (93 mm).

Um milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.

Até a manhã deste sábado (28), a Defesa Civil da Capital não tinha recebido chamadas através do Centro de Operações.

À tarde, a Defesa Civil informou que  duas famílias que estavam em situação de vulnerabilidade foram acolhidas pela prefeitura, no bairro Castelo Branco. São cinco pessoas, sendo quatro  adultos e uma criança.

Eles foram levados para o Centro de Atividades para Idosos, do Governo do Estado, que fica no Castelo Branco. A diretora de Assistência Social da Sedhuc, Benicleide Silvestre, informou que, nesta segunda-feira (29), vai se reunir com uma equipe do Estado para resolver a situação dos acolhidos.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) listou semáforos que apresentaram problemas no começo da manhã.

1- Av. Cruz das Armas x Av. Santos Estanislau
2- Av. Epitácio Pessoa x Rua Vandick Filgueiras
3- Av. Flávio Ribeiro Coutinho x Av. Guarabira
4- Av. Amazonas x Av. Goiás
1- Av. Cruz das Armas x Av. Santos Estanislau
2- Av. Epitácio Pessoa x Rua Vandick Filgueiras
3- Av. Flávio Ribeiro Coutinho x Av. Guarabira
4- Av. Amazonas x Av. Goiás

Por volta de meio-dia deste sabado (28), todos os semáforos que estavam com problemas foram consertados e voltaram a operar normalmente.

A Semob informou ainda que houve acúmulo de água na ladeira que conecta os bairros de Mangabeira e Valentina, mas sem interrupção no tráfego, e também no trecho em frente à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). “Corredores principais com fluidez, mesmo com as chuvas”, disse a Semob.

Ladeira Valentina-Mangabeira (Foto: Divulgação/Semob-JP)

Em caso de urgências

A orientação da Defesa Civil da Capital é que populações em áreas de risco, próximo a encostas, barreiras e margem de rios, procurem abrigo se houver aumento no volume da água ou fissuras em paredes.

Em caso de urgências causadas pelas chuvas, a Defesa Civil atende no 0800 285 9020 ou 83 98831-6885 (WhatsApp), e o Corpo de Bombeiros no 193.

“Continuaremos monitorando os locais de risco e atuando na preparação e prevenção de possíveis transtornos que possam ser causados à população”, disse o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves.

Previsão

A previsão é de que continue chovendo até este domingo (29) na região de João Pessoa. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de chuva intensa no nível vermelho, que representa grande perigo. A área afetada envolve João Pessoa e outros 19 municípios paraibanos.

Palavras Chave

João PessoaTempo

Comentários

Nailton Medeiros Limeira disse:

A PREFEITURA PRECISA DESOBSTRUIR E AMPLIAR AS VIAS PLUVIAIS DA CIDADE, BEM COMO SE PREOCUPAR COM ÁREAS IMPRÓPRIAS À CONSTRUÇÕES RESIDENCIAIS.

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.