Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Chuvas derrubam árvore e teto de concessionária em Campina

O teto de uma concessionária de veículos desabou, no Centro de Campina Grande, durante a madrugada desta quarta-feira (24). Vários automóveis que estavam no local foram atingidos. Veja mais abaixo as informações sobre as chuvas na Paraíba.

Em comunicado, a concessionária informou que “não houve feridos e todas as providências para reparação dos danos já estão sendo tomadas”. Ainda durante a manhã desta quarta, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil da cidade foram prestar atendimento no local.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, o município registra chuvas desde o último dia 18 e a causa do desabamento pode estar ligada as chuvas no município, segundo o Corpo de Bombeiros, a perícia ainda irá analisar a situação.

Chuvas

Ainda conforme o coordenador, com as chuvas no município, uma árvore chegou a cair próximo a um posto de combustível no bairro da Liberdade e os bairros Novo Horizonte e Distrito Industrial registraram pontos de alagamento.

Segundo ele, a região do bairro Novo Horizonte, próxima ao aeroporto, é de planície de Campina Grande e a água da chuva que chega aos canais tende a seguir naquela direção. “Lá, a drenagem é deficitária e é um local onde tem muitas casas, mas só algumas ruas calçadas, inclusive com um nível do calçamento acima das casas que foram construídas há muito tempo. A tendência é alagar muito,” explicou.

De acordo com Ruiter, existe diferença entre área de risco e casa de risco. De acordo com o coordenador, a área de risco é aquela onde ocorrem enxurradas em locais com várias residências, já a casa com risco se trata de imóveis em bairros mais antigos, onde os proprietários não apresentam condições econômicas para fazer manutenção e recuperação de telhados, logo, essas estruturas tendem a desabar de maneira parcial. Durante essa terça (23), a parede de uma casa chegou a desabar na Rua José de Alencar, no bairro da Prata.

O coordenador ainda abordou sobre a população ter atenção em áreas com cortiços. “A característica dos cortiços é que ele tenha em média de oito a dez habitações e um ou dois banheiros para essas habitações, são locais de pobreza considerável e conhecimento baixo, até dos próprios direitos dos moradores. Em Campina tem cortiço na Estação Velha, na Liberdade, no bairro José Pinheiro e isso muitas vezes passa despercebido,” finalizou.

Previsão de chuvas

Conforme previsão meteorológica da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), para Campina Grande é de que o clima permaneça favorável ao aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas, de intensidade moderada. “A partir desta quinta-feira (25), a previsão é que em Campina já comece a reduzir o volume de chuvas,” informou Marle Bandeira, meteorologista do órgão. Em todo o estado podem ocorrer chuvas e as temperaturas ficam entre 15°C e 31°C.

Segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para a Paraíba, é esperado que ocorram chuvas fortes em 64 cidades. O alerta foi prorrogado pela segunda vez desde o começo desta semana. A estimativa é de que chova entre 30 a 60 milímetros por hora ou ainda 50 a 100. Os riscos envolvem alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Em caso de suporte, o Inmet orienta que a população entre em contato com a Defesa Civil através do número 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Confira a lista de cidades sob alerta:

  1. Alagoa Grande
  2. Alagoinha
  3. Alhandra
  4. Araçagi
  5. Areia
  6. Aroeiras
  7. Bananeiras
  8. Bayeux
  9. Baía Da Traição
  10. Belém
  11. Borborema
  12. Caaporã
  13. Cabedelo
  14. Caiçara
  15. Caldas Brandão
  16. Capim
  17. Conde
  18. Cruz Do Espírito Santo
  19. Cuitegi
  20. Cuité De Mamanguape
  21. Curral De Cima
  22. Dona Inês
  23. Duas Estradas
  24. Guarabira
  25. Gurinhém
  26. Ingá
  27. Itabaiana
  28. Itapororoca
  29. Itatuba
  30. Jacaraú
  31. João Pessoa
  32. Juarez Távora
  33. Juripiranga
  34. Lagoa De Dentro
  35. Logradouro
  36. Lucena
  37. Mamanguape
  38. Marcação
  39. Mari
  40. Mataraca
  41. Mogeiro
  42. Mulungu
  43. Natuba
  44. Pedras De Fogo
  45. Pedro Régis
  46. Pilar
  47. Pilões
  48. Pilõezinhos
  49. Pirpirituba
  50. Pitimbu
  51. Riachão Do Poço
  52. Rio Tinto
  53. Salgado De São Félix
  54. Santa Rita
  55. Sapé
  56. Serra Da Raiz
  57. Serra Redonda
  58. Serraria
  59. Sertãozinho
  60. Sobrado
  61. São José Dos Ramos
  62. São Miguel De Taipu
  63. Tacima
  64. Umbuzeiro
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.