Moeda: Clima: Marés:
Início Tempo

Chuvas derrubam temperatura para até 17,1ºC na PB e enchem açudes

Em João Pessoa, o açude Marés alcançou a capacidade máxima. O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que abastece Campina Grande, recebeu 4,7 milhões de m³
Chuva, João Pessoa, Chuvas
Área da CBTU sempre alaga com chuvas fortes em João Pessoa (Foto: Divulgação/Semob-JP)

As chuvas registradas na Paraíba contribuíram para encher açudes e diminuir temperaturas, entre a sexta (20) e esta segunda-feira (23).

Açudes

Dos 135 açudes monitorados pelo Governo do Estado, 12 estão sangrando. Setenta estão com mais de 20% da capacidade, 26 têm menos de 20% e 27 reservatórios estão em situação crítica, com menos de 5%.

Em João Pessoa, o açude Marés alcançou a capacidade máxima. O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que abastece Campina Grande, está com 28,7% da capacidade, após ganho de 4,7 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a um aumento de 27 centímetros na lâmina d’água.

Temperatura

Entre as manhãs desse domingo (22) e desta segunda-feira (23), a temperatura máxima foi registrada em Cabaceiras, 30,9ºC. Já Monteiro, teve a mínima deste período, 17,1ºC. As duas cidades estão no Cariri da Paraíba.

Volume de chuvas

João Pessoa saltou da sétima para a segunda posição no ranking das cidades paraibanas com maiores índices pluviométricos este ano. De acordo com levantamento realizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a Capital somou 1.154,7 milímetros (mm), perdendo apenas para Cajazeiras, no Sertão, que acumulou 1.178,8 mm neste ano.

Entre as manhãs da sexta-feira (20) e desta segunda-feira (23), a capital paraibana acumulou 202,2 milímetros, cerca de 70% da média histórica de chuvas do mês de maio. Neste mesmo período, João Pessoa foi a cidade com maior precipitação.

Previsão

A previsão do tempo para as próximas 24 horas é de chuvas em toda a Paraíba, de acordo com o Boletim de Análise e Previsão do Tempo, divulgado na manhã desta segunda-feira (23) pela Aesa.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.