Apesar de listar direitos e deveres dos ciclistas, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não surte o efeito esperado quando o assunto é proteção aos condutores de bicicletas. As ciclovias, por exemplo, são importantes para mudar o cenário caótico urbano que a cidade de João Pessoa está enfrentando. Apesar dos 49 km de faixa exclusiva para os ciclistas registrados hoje em diferentes corredores da Capital, algumas obras estão inacabadas e servem de estacionamento para veículos e acúmulo de lixo.
Leia também: A bicicleta na ‘cidade dos carros’: Agente de saúde usa bicicleta para atendimentos
Um dos casos é a ciclovia da Avenida Tancredo Neves, que está desativada. Sem manutenção, o trecho existente apresenta uma série de problemas, entre eles o mais grave: os constantes registros de acidentes envolvendo condutores de bicicletas. O último, registrado na manhã do dia 23 de agosto, deixou um motociclista morto após ele colidir em um ciclista na mesma avenida.
“Há muita falta de respeito no trânsito. Os ciclistas dividem espaço com caminhões, carros e ônibus sem qualquer respeito dos motoristas. Por isso, queremos a implantação de ciclovias para que possamos ter nosso direito de circular com segurança. Outro problema aqui é a falta de lombadas eletrônicas ou físicas. Os condutores passam com uma velocidade absurda”, relatou um comerciante.
Questionada sobre o desuso da ciclovia na avenida, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) informou que existe uma proposta de elaboração dentro do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa de um sistema cicloviário dando cobertura em toda a cidade interligada ao transporte de massa (coletivo) passando pelos terminais de ônibus, onde essa ciclovia será também contemplada, mas que está em fase de estudo e que não há prazo.
Ciclovias e ciclofaixas para ciclistas em JP
Nos últimos anos, a cidade ganhou faixas exclusivas para bicicletas — atualmente, conta com uma malha de 49 quilômetros —, mas os ciclistas ainda reclamam que a falta de manutenção tornam as pedaladas perigosas. Veja abaixo.
22,355 km de ciclovias
27,329 km de ciclofaixas