Início Geral

Cidade de Deus recebe festa em comemora??o ao Mandela Day

Crianças da comunidade já pacificada Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro, receberam nesta sexta-feira (18) pela terceira vez um grupo de voluntários da multinacional de medicamentos, de origem sul-africana, Aspen Pharma, que celebra o Mandela Day no Brasil, em comemoração ao aniversário do líder da luta pela igualdade racial. Cerca de 100 crianças foram beneficiadas na ação e participaram de atividades de recreação, torneio de futebol, oficinas e distribuição de lanches, na quadra da Associação de Moradores da Cidade de Deus.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A comemoração foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010, e organiza ações humanitárias em várias cidades do mundo. Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 pela luta a favor da liberdade e contra a desigualdade racial. O tema do Mandela Day 2014 foi esporte, em alusão aos eventos da Copa do Mundo deste ano e das Olimpíadas de 2016. O objetivo do evento é conscientizar as crianças sobre a importância da disciplina e da prática esportiva. “É a forma que a gente encontra de incentivar e de inspirar essas crianças a estudarem, terem foco e disciplina”, disse Patrícia Franco, coordenadora do evento.

De acordo com ela a festa promove em um dia o que Mandela fez durante toda a vida e a escolha pelo comunidade se deve à proximidade com a empresa. “A gente adotou a Cidade de Deus porque é uma comunidade próxima da empresa. Trazemos um pouco da nossa vivência do dia a dia para dentro da comunidade”.

Patricia Franco contou que chegou a considerar não fazer a comemoração este ano. “a gente chegou a pensar em não fazer o evento aqui porque estava muito violento, mas por outro lado a gente pensou em fazer porque foi uma comunidade que a gente abraçou. Nós pedimos autorização para a UPP e viemos. As crianças já estão acostumadas com a gente e ficam esperando o dia de a gente vir. A gente faz uma divulgação com carro de som na comunidade e esse ano foi um ano mais complicado porque teve muito problema de violência”, comentou, acrescentando que o carinho e a alegria das crianças recompensam. 

Já para o representante da Associação de Moradores da Cidade de Deus, Edvaldo da Costa Pereira, disse que a violência na comunidade diminuiu com a chegada da UPP. “Ninguém anda mais armado, ninguém força a barra com ninguém”. Pereira destacou a importância do evento para as crianças. “É muito bom porque as crianças aqui não tem evento nenhum. Então se torna uma brincadeira que une as crianças e as mães. A escola até libera eles mais cedo para brincar um pouco aqui. A opção de lazer que nós temos é um campo de futebol e uma pracinha para as crianças brincarem”, comentou.

Edvaldo também enalteceu a luta de Nelson Mandela, contra a segregação racial. “Aqui agora não tem mais esse negócio da raça negra e de brancos não. Mandela fez por onde unir o povo todo”, disse.

Após a morte de Nelson Mandela, em dezembro do ano passado, aos 94 anos, o Mandela Day passou a ser comemorado no dia 18 de julho, data de aniversário do ex-líder mundial sul-africano.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.