A Têm Dendê Produções, empresa baiana referência no audiovisual independente no país, desembarca em três cidades nordestinas em março com a mostra “Cinema e Memórias”, que reúne episódios da série “Memórias do Brasil”. As atividades vão acontecer nos centros culturais do Banco do Nordeste nos dias 11 e 12 em Sousa, na Paraíba, 14 e 15 em Juazeiro do Norte e 20 e 21 em Fortaleza, no Ceará.
O público interessado em assistir aos filmes pode retirar os ingressos gratuitamente no local.
Já os interessados em participar das oficinas precisam ser inscreverem previamente através dos formulários:
Oficina Roteiro e Memória com Daniel Arcades
https://forms.gle/svm5vQ6db11iYt528
Oficina Teatro e Memória com Traquejo Companhia de Espetáculos
https://forms.gle/trAbgnVDCXE9aLP9A
Oficina de Ciranda: Roda, Canto e Movimento com Danilton da Silva e Martina Silva
https://forms.gle/Z6tKhysavmgZpvxZ7
“Cinema e Memórias” tem como ponto de partida o olhar de personalidades da cultura brasileira e suas trajetórias. O projeto mergulha em trajetórias que se confundem com a própria história do país, entre os nomes, a cirandeira Lia de Itamaracá, o escultor e artesão Severino Vitalino, o diretor de teatro Zé Celso, o cartunista Nildão, o compositor e cantor Gerônimo e a bailarina Lia Robatto. Serão exibidos filmes de 45 minutos, seguidos de oficinas e bate-papos entre o público e o convidado de cada dia de exibição.
A estreia acontece no dia 11 de março (terça-feira), em Sousa (PB), com os filmes em homenagem a Lia Robatto (14h) e Gerônimo (15h). A seguir, acontece a oficina “Roteiro e Memória”, que propõe uma imersão no universo do documentário, explorando técnicas de escrita e estruturação narrativa. A ação será conduzida entre 15h45 e 16h45 por Daniel Arcades, escritor, ator, dramaturgo e diretor baiano, formado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia e Mestre em Crítica Cultural pela mesma Universidade. Na quarta-feira (12), ganham destaque os filmes em homenagem a Severino Vitalino (14h), Nildão (15h) e Lia de Itamaracá (16h).
Na sexta-feira (14) o projeto segue para Juazeiro do Norte, no Ceará, com a primeira sessão às 16h, com o filme sobre Lia Robatto. Às 17h, ganha destaque o projeto sobre Severino Vitalino, seguido do de Lia de Itamaracá às 18h. No sábado a programação continua, às 16h, com o episódio sobre Gerônimo; 17h, com Nildão como protagonista; e às 18h um sobre Zé Celso Martinez. Marcando o encerramento da passagem pela cidade, a oficina Teatro e Memória, que explora a relação entre a prática teatral e os processos de lembrança, ressignificação e transmissão de experiências. Entre 19h e 20h, a condução será da Traquejo Companhia de Espetáculos, com os atores Cosmo Martins Barbosa e Danilton Soares da Silva.
“Cinema e Memórias” chega a Fortaleza (CE) no dia 20 de março, quinta-feira, com o primeiro filme às 14h, celebrando a trajetória de Gerônimo. Às 15h ganha destaque o episódio sobre Lia Robatto; às 16h um sobre Severino Vitalino; e às 17h a sessão que homenageia Zé Celso Martinez. A programação segue na sexta-feira (21), com episódios sobre Nildão (14h); Severino Vitalino (15h); e Lia de Itamaracá (16h). O encerramento será com a oficina “Ciranda: Roda, Canto e Movimento”, entre 17h e 18h, que resgata a tradicional dança popular brasileira, promovendo a integração do corpo, da música e da coletividade. Quem conduz a atividade é a atriz e bailarina Martina Silva, ao lado do ator-bailarino Danilton da Silva.
Com o objetivo de apresentar os ícones da cultura brasileira e suas obras para o grande público, refletindo sobre seu fazer artístico, descobertas e formas de expressão, o projeto é uma produção Têm Dendê, resultado da seleção no Programa de Patrocínios Banco do Nordeste – 2023/2024. “Cinema e Memória nasce do ‘Memórias do Brasil’, um projeto de criação de documentários da Tem Dendê Produções. Agora criamos uma circulação em salas de exibição buscando o contato e a experiência com o público que será sempre potencializada com as oficinas e as vivências”, explica Vânia Lima, sócia-diretora da Têm Dendê.