Cinema movimenta a Semana Nacional de Quadrinhos da Esta??o Cabo Branco, em JP

19
COMPARTILHE

Dois filmes que envolvem o universo dos quadrinhos e HQ´s movimentam nesta quarta-feira (27) a 4ª edição da Semana Nacional de Quadrinhos da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Na programação estão incluídas as exibições do documentário ‘DC Comics’ e ‘As Aventuras de Tin Tim’. Confira programação completa.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

As exibições acontecerão no espaço expositivo do primeiro pavimento da Torre Mirante. A entrada é aberta ao público de todas as idades, no entanto, o público deve ficar atento aos horários. O documentário DC Comics será exibido pela manhã, a partir das 10h, e As Aventuras de Tin Tim a partir das 15h.

O documentário data de 2010, quando DC Comics completou 75 anos de existência. Nele os criadores tentam, em 90 minutos, contam sete décadas e meia da história da editora, do nascimento aos dias de hoje. Personalidades como Neal Adams, Neil Gaiman, Len Wein, Denny ONeill, Jim Lee, Grant Morrison e outros, dão sua contribuição para contar esta saga da editora que praticamente inventou os super-heróis como só conhecemos hoje. Narrado pelo ator Ryan Reynolds, o Lanterna Verde. No elenco estão: Ryan Reynolds, Zack Snyder, Sam Huntington, Francis Lawrence, David Cronenberg, Bryan Singer, Frank Langella, Margot Kidder, Lynda Carter, Richard Donner, Frank Miller, Ronald Reagan, George Reeves, James McTeigue e Neil Gaiman.

A tarde, 15h, sera exibido no mesmo local o filme ‘As Aventuras de Tin Tim’ (no original em francês, Les aventures de Tintin) é o título de uma série de histórias em quadrinhos (banda desenhada, em Portugal) criada pelo autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé, em 1929.

O herói das séries é o personagem Tin tim, um jovem repórter e viajante belga. Ele é auxiliado em suas aventuras desde o início por seu fiel cão Milu (Milou, em francês). Os dois apareceram pela primeira vez em 10 de janeiro de 1929, no Le Petit Vingtième, um suplemento do jornal Le Vingtième Siècle destinado ao público infantil. Mais tarde, o elenco foi expandido com a adição do Capitão Haddock, entre outros personagens pitorescos.

Esta série de sucesso era publicada em semanários e, ao término de cada história, os quadrinhos eram reunidos em livros. Ela ganhou uma revista própria, de grande tiragem (Le Journal de Tintin) e foi adaptada para versões animadas, para o teatro e também para o cinema. As séries são uma das histórias em quadrinhos europeias mais populares do século XX, sendo traduzidas para mais de 50 línguas e tendo mais de 200 milhões de cópias vendidas.

As séries de histórias em quadrinhos são há muito admiradas por seus desenhos claros e expressivos, com o estilo ligne claire, típico de Hergé. O autor emprega enredos bem elaborados de gêneros variados: aventuras swashbuckler com elementos de fantasia; mistério; espionagem; e ficção científica. As histórias nas séries de Tintim caracterizam-se tradicionalmente pelo humor em cenas de ação, o que equivale em álbuns posteriores à sofisticada sátira e comentários de cunho político-culturais.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas