Início Notícias

Cinema, passeios e cultura: confira as opções para curtir as férias

Chegou o mês de janeiro e com ele vêm as esperadas férias, tão aguardadas por todos. O Portal Correio separou para os leitores onde aproveitar esse período nas cidades da Grande João Pessoa e Campina Grande.

João Pessoa

Na Capital, o Parque da Bica inicia 2020 com uma programação muito especial para a garotada. Com foco na educação ambiental, as atividades gratuitas acontecerão de terça a sábado, nos turnos da manhã e tarde, a partir do dia 7 de janeiro. Oficinas lúdicas, trilhas com conduta consciente, jogos ecológicos e interação com animais são algumas das ações planejadas e coordenadas pela equipe da Educação Ambiental durante todo o mês das férias.

O Novo Parque da Bica oferece, além da programação de férias, locais para piqueniques, parquinho infantil, passeios de triciclos, pedalinhos e o charmoso trenzinho que transita pela Mata, um deleite para quem curte a natureza.

João Pessoa oferece diversas opções de lazer na natureza. Nas praias, passeios em Piãozinho, Seixas e Jacaré são alguns locais mais procurados. Além das inúmeras praças culturais que a Capital dispõe: Centro Histórico, Farol de Cabo Branco, Mercado de Artesanato, Parque da Lagoa.

Estação Cabo Branco

Mês de férias terá muitas atividades na Estação. (Foto: Divulgação)

Quem procura uma programação cultural, artística e totalmente gratuita para curtir nas férias pode visitar a Estação Cabo Branco. Há atividades voltadas tanto para crianças quanto para adultos. O ‘Caminho do Conhecimento’, o Planetário e o projeto de troca de livros, que são atividades permanentes da casa, estarão acontecendo todos os dias.

O Caminho do Conhecimento acontece na área externa da Estação, a partir das 16h. O Planetário tem sessões às 10h30 e 11h30 e às 15h e 16h. Importante lembrar que, devido às férias escolares, as sessões do Planetário estão liberadas para o público geral todos os dias. Já o projeto de troca de livros acontece na Sala de Práticas Educacionais, das 10h às 17h.

Outra atividade infantil são as oficinas de contação de histórias e teatro, desenho, flauta e violão. As oficinas são rápidas e de curta duração, e servem como recreação para as crianças. Todas elas acontecerão em dois horários: às 9h30 e às 14h.

A oficina de flauta acontecerá em todas as terças-feiras do mês; a oficina de violão será realizada em todas as quartas-feiras; já a oficina de contação de histórias e teatro acontecerá todas as quintas-feiras deste mês, na Sala de Práticas Educacionais, e a oficina de desenho acontecerá em todas as sextas-feiras.

As aulas de Tai Chi Chuan, que é uma arte marcial terapêutica, serão na área externa da Estação, nos dias 04 e 18 de janeiro (sábados), a partir das 17h. Haverá também a prática de Dança Circular, que é uma dança coletiva que tem por finalidade a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento. A Dança Circular acontecerá no dia 22 de janeiro (quarta-feira), a partir das 14h, na Sala de Práticas Educacionais.

Nas terças-feiras, a partir do dia 14, haverá Dança Terapêutica, que é uma dança que provoca o desbloqueio físico, psicológico e mental, induzindo a geração de mudanças de atitudes, fazendo o indivíduo se sentir mais seguro sobre a vida. A atividade acontece a partir das 14h, na Sala de Práticas Educacionais. Nas quintas-feiras do mês de janeiro, haverá aula de Yoga na área externa da Estação, a partir das 16h30. 

Funesc

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) anuncia para o mês de janeiro a programação de férias com atividades voltadas para diversos segmentos artísticos e culturais em João Pessoa. Há opções para públicos de diferentes faixas etárias. Confira aqui a programação completa.

A programação inclui shows, oficinas para crianças e adolescentes, feirinha, edição especial do Espaço da Criança, espetáculos, exposições, além de estreias no Cine Banguê. Quem abre os trabalhos é o projeto De Repente no Espaço, que acontece na quarta-feira (8), com os repentistas Zé Viola (PI) e André Santos (PE). Confira aqui mais detalhes

Espaço da Criança e Feirinha

A Funesc programou um dia de brincadeiras, oficina de desenho, jogos eletrônicos, contação de histórias, sessão do Planetário e apresentação do espetáculo “Diferenças”, com ex-alunos do Curso de Circo da Funesc. Tudo isso faz parte da edição especial do Espaço da Criança, que acontece no dia 26, das 14h às 17h. Ao mesmo tempo, acontece na Praça do Povo a Feirinha Cultural, com artesanato, gastronomia, brechó e variedades.

Planetário e Biblioteca

Durante todo o mês de janeiro, o Planetário exibe sessões de terça a sexta, às 16h. Aos sábados e domingos, o horário é 17h. Na Biblioteca Juarez da Gama Batista, a programação do mês traz Contação de História para a criançada.

Cine Banguê

A programação do Cine Banguê da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa, do mês de janeiro foi divulgada. “Bacurau”, “A rosa azul de novalis” e “Parasita” continuam em cartaz, com horários diferentes. Entram em cartaz “Fernando” e “Deus é mulher e seu nome é Petúnia”. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Veja aqui.

Veja mais opções em João Pessoa

Conde

A Praça do Mar, em Jacumã, distrito de Conde, na Grande João Pessoa, será palco do ‘Festival Verão Mares de Conde’, que acontece de 10 de janeiro a 1º de fevereiro. Apresentações musicais e de teatro e dança vão animar as noites de sextas-feiras e sábados, sempre a partir das 18h. O acesso do público é gratuito. Veja aqui a programação.

Campina Grande

Férias

Museu de Arte Popular da Paraíba, às margens do Açude Velho (Foto: Divulgação)

Na Rainha da Borborema, as férias podem ser desfrutadas com muita cultura e espaço a céu aberto para relaxar.

No coração da cidade, o Museu dos Três Pandeiros estará aberto à visitação todos os dias da semana (menos na segunda), aberto das 13h às 19h, e nos finais de semana, estará aberto das 14h às 18h, e os visitantes podem acompanhar a exposição sobre o Centenário de Jackson da Pandeiro que está apresentado no museu.

Do outro lado do Açude Velho, está o Museu Digital de Campina Grande, que conta com uma exposição fixa sobre a história da cidade utilizando recursos tecnológicos para mostrar a seus visitantes uma forma inovadora de desfrutar a biografia da cidade. O Museu está aberto todos os dias da semana, menos no domingo, e o horário de visitação é de 9h às 18h.

À céu aberto, o Parque da Criança e as margens do Açude Velho são boas pedidas para quem curte caminhar e aproveitar um pouco de calmaria.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.