Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Clementino Fraga intensifica serviços no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga (CHCF), referência estadual no tratamento de HIV/AIDS e unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), intensifica a partir desta sexta-feira (1º) as ações de luta contra a Aids, contando com uma vasta programação e ações de saúde dentro e fora da unidade, administrada por uma equipe multiprofissional especializada nesse tipo de atendimento.

Entre os serviços, o CHCF dispõe de laboratório com testagem rápida para detecção da infecção pelo vírus HIV. O resultado é entregue em 30 minutos após a realização do exame. O complexo é referência estadual para dispensação dos medicamentos denominados antirretrovirais (ARV) aos pacientes. Essas drogas são popularmente conhecidas como ‘coquetel’. Atualmente estão ativos para recebimento do tratamento ARV 4.658 usuários.

Números

De janeiro a outubro de 2017, em relação ao HIV/Aids, o ambulatório do Clementino Fraga prestou 10.970 atendimentos médicos e realizou 6.534 testes rápidos para diagnóstico de HIV. Em todo o ano de 2016, foram notificados no Clementino Fraga 479 novos casos de AIDS. Até o dia 13 de novembro deste ano foram 385 novas notificações.

Ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids

As ações de saúde terão início nesta sexta-feira (1º), a partir das 7h da manhã, nas dependências do CHCF, onde haverá distribuição de material educativo, preservativos e serão disponibilizados testes rápidos para diagnóstico de HIV. Às 9h será proferida uma palestra na sala de espera dos consultórios médicos sobre como prevenir IST/HIV/Aids com a professora Rosa Maria Carvalho e aluno de uma escola de enfermagem local.

As atividades seguem pelo dia inteiro e, a partir das 13h, os usuários contarão com outra palestra na sala de espera dos consultórios, proferida pela professora Maria Luiza Vieira da Silva. O médico infectologista Fernando Chagas também deverá proferir palestras e orientações sobre o tema em questão (HIV). A ‘Cia da Saúde e do Sorriso’ do CHCF também levará toda sua irreverência ao evento. Um cardápio especial será preparado para os usuários do CHCF e servido no lanche da tarde.

Ação de Saúde no Detran-PB

Também na sexta-feira (1º), das 8h às 11h, na sede do Detran-PB, em Mangabeira, uma equipe do Clementino Fraga estará disponibilizando aos usuários testes rápidos para diagnóstico de HIV, distribuição de material informativo e kits com preservativos.

Laço itinerante

No sábado (2), a partir das 8h, um veículo estará no Parque da Lagoa, com o ‘Laço Itinerante’, representando o ‘Dezembro Vermelho’, mês de luta contra a Aids. As equipes também devem distribuir materiais educativos e preservativos. Já no domingo (3), o ‘Laço Itinerante’ e as equipes do CHCF estarão, a partir das 7h, no Busto de Tamandaré, fazendo o trabalho educativo e informativo.

A programação continua na segunda-feira (3) e terça-feira (4) no Clementino Fraga, com as ações de distribuição de preservativos, informativos e oferta de testes rápidos.

De acordo com Thais Matos, diretora-geral do Complexo Clementino Fraga, a Aids é uma doença que não possui cura, sendo necessário chamar atenção da sociedade para este problema. “No dia Mundial de Luta contra a Aids convidamos a população para reflexão e combate ao preconceito, prevenção e importância do tratamento. O Complexo Hospitalar Clementino Fraga é referência no tratamento e diagnóstico do HIV/Aids, porém ações de prevenção e sensibilização da população são priorizadas na nossa agenda, tanto nas salas de espera do hospital quanto em atividades itinerantes”, destacou Thais Matos.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.