Moeda: Clima: Marés:

Colisão entre VLTs em João Pessoa foi provocada por falha humana, aponta laudo da CBTU

Segundo a Companhia, não foram detectadas falhas estruturais ou tecnológicas no sistema, porém houve erros de procedimentos operacionais
VLTs colidiram frontalmente na Ilha do Bispo (Foto: Reprodução/TV Correio)

A colisão entre dois veículos leves sobre trilhos (VLT) ocorrida em fevereiro deste ano, no bairro da Ilha do Bispo, em João Pessoa, foi provocada por uma falha humana, aponta o laudo da equipe de engenharia especializada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Segundo a Companhia, não foram detectadas falhas estruturais ou tecnológicas no sistema, porém houve erros de procedimentos operacionais. O relatório descreve que um dos VLTs não parou ao chegar no desvio e entrou no trecho acima da velocidade permitida. O freio de tração e o de emergência também não foram acionados.

Relembre o caso

Os trens colidiram frontalmente em um trecho da ferrovia que passa pelo bairro da Ilha do Bispo, na Capital. Um dos veículos deveria ter ter acessado um desvio, para dar passagem ao outro no trilho principal. Como essa mudança de trilhos não aconteceu, os dois trens acabaram se chocando frontalmente.

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena informou que recebeu 33 vítimas do acidente. Não houve registro de mortes em decorrência do acidente.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.