Início Colunas
Ivo Marques

A Copa do Nordeste será a primeira competição de Botafogo e Treze abrindo a temporada 2021. A primeira rodada está programada para os dias 27 e 28 deste mês, e os clubes seguem na pré-temporada. No próximo sábado, Belo e Galo começam a testar suas equipes em amistosos. O Treze vai encarar o Globo-RN e o Botafogo o CSP.

As chances de Botafogo e Treze fazerem uma grande Copa do Nordeste e chegarem à próxima fase são pequenas, porque cada vez mais a competição tem grandes equipes das Séries A e B, com capacidade de investimento bem superior aos clubes paraibanos. Porém, se o Botafogo e o Treze fizerem uma boa campanha, não será lá um feito raro, já que o Campinense sagrou-se campeão em 2013 e o próprio Botafogo foi vice-campeão em 2019 e no ano passado chegou às quartas de final.

O problema é que cada vez mais a capacidade de investimento dos clubes paraibanos em relação aos dos outros estados nordestinos é menor, e este ano não vai ser diferente. Dos 16 clubes, 4 são da elite do futebol brasileiro e 5 são da Série B. Isto quer dizer que são clubes que recebem premiações altas e recursos de transmissões de TV infinitamente superiores ao que recebe o Botafogo, que é da Série C, e pior ainda o Treze, que é da Série D.

Mostrado então a diferença, vamos deixar claro aqui que não estou afirmando que é impossível que os clubes paraibanos não façam uma boa campanha, porque aí tem que se levar em conta uma série de fatores que podem contribuir para o sucesso deles. O principal é que a Copa do Nordeste é sempre disputada no início de cada temporada, quando as grandes equipes ainda não atingem um nível satisfatório para competição, isto porque estão voltando de férias, enquanto nossas equipes já estão treinando há mais tempo, e claro, estão melhores preparadas do ponto de vista físico.

Neste ano, por exemplo, Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport ainda estão disputando a Série A de 2020 e provavelmente não começarão a disputa regional com o seu time principal. As outras equipes da Série B ainda estão de férias e certamente terão muito pouco tempo de treinamento até o início da Copa do Nordeste. Dentro deste quadro, a competição fica nivelada por baixo e clubes como Botafogo, Treze, 4 de Julho, ABC, Salgueiro e Altos levam vantagem, e se souberem aproveitar bem nos primeiros jogos, terão tudo para conseguir passar para a fase seguinte da competição.

Sendo assim, a distância entre as equipes das séries A e B, em relação às das séries C e D, não será tão grande. É aí que Botafogo e Treze têm de entrar nas disputas com a melhor condição física possível, e por isso, já começaram a pré-temporada com cerca de 40 dias antes da bola rolar. E nunca é demais lembrar, para aumentar a esperança dos torcedores de Botafogo e Treze, que quando se trata de futebol, nem sempre vencem os melhores.

Mais notícias no Instagram @blogdoivomarques

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.