Moeda: Clima: Marés:
Início Colunas
Professor Trindade

Confesso que sempre tive um certo preconceito com livros de autoajuda, embora tenha lido muitos deles na minha adolescência e que muito me ajudaram.

Na época, não tinham esse nome e não eram “pasteurizados” e nem fruto de uma produção em série, oriunda de programas de computador.

Pois não é que lendo o livro “Sua Maior Riqueza é Você”, de Beatriz, do qual fui um dos revisores, mudei, completamente, essa minha percepção?

Primeiramente, porque não é apenas um livro de autoajuda. Mistura conselhos para a libertação de “fantasmas” e receitas para uma nova vida, mas também contém depoimentos biográficos sinceros e tocantes, que nos mostram que aquilo que está escrito não é algo artificial, mas foi fruto de uma vivência, que não exclui o sofrimento e a superação.

Eu mesmo superei um problema que tinha, até ler as páginas dessa autora que se lança. Tinha um defeito muito grande – do qual me livrei após a leitura – desvalorizar, indiscriminadamente, as opiniões das pessoas sobre e mim e não percebia que muitas delas, embora reconhecendo meu valor, maldosamente o negavam. O livro de Beatriz me ensinou a entender que aquilo era uma armadilha da qual deveria me livrar. E aprendi, após ler os trechos que transcrevo a seguir:

“Existem situações e pessoa que estimulam o crescimento de outras. Existem, também, aquelas que têm o prazer de reduzir o valor e mérito do outro.

Quanto mais perdido de você mesmo, mais fácil se tornará uma presa certa para as artimanhas alheias.

Observe, atentamente, o que lhe faz bem. Tenha consciência do que lhe faz mal. Você precisa vigiar suas atitudes e observar bem as atitudes de quem diz que o ama.

Observe se as atitudes do outro são coerentes com os seus valores pessoais. Caso contrário, você estará sempre em desvantagem emocional, simplesmente porque nem todas as pessoas serão compatíveis com você.”.

Obrigado, Beatriz: você me libertou de algo que me perseguia, há muito tempo, me angustiava, profundamente.

Beatriz Ribeiro e João Trindade (Foto: Reprodução)
publicidade
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.