Início Colunas
Josival Pereira

Um vídeo divulgado nas redes sociais do deputado Moacir Rodrigues, irmão do ex-prefeito Romero Rodrigues, no qual o presidente Jair Bolsonaro aparece fazendo elogios ao ex-prefeito campinense e menção às eleições de 2022, mexe com dois blocos da oposição no Estado – o grupo Cunha Lima e o bolsonarismo raiz.

Na verdade, em primeiro plano, põe o nome de Romero em evidência, mais uma vez, como o provável candidato a governador das forças aliadas do presidente Bolsonaro na Paraíba. São repetidos os gestos do presidente indicando muita proximidade com o ex-prefeito.

Como o chamado bolsonarismo raiz (os primeiros grupos a apoiar Bolsonaro) não dispõe de nomes mais competitivos e o presidente vai precisar montar palanques fortes nos Estados, cresce, então, a possibilidade de Romero ser o nome do grupo para a disputa na Paraíba.

A impressão que o próprio Romero passa é de afinidade com Bolsonaro e de que gostaria de receber o apoio presidencial para a disputa política no Estado.

Assim, juntando afinidades e interesses recíprocos, o casamento pode acontecer.

O que não se sabe é se todo o grupo Cunha Lima aceita que Romero seja o candidato do bolsonarismo. O deputado Pedro Cunha Lima ensaia candidatura pelo PSDB, mas é evidente que não existem espaços para a divisão do grupo nem duas candidaturas.

A necessidade de sobrevivência política do grupo no Estado e uma boa perspectiva de poder podem promover a unidade em torno de Romero e do bolsonarismo. É possível, pois, mas talvez ainda seja cedo para uma avaliação mais assertiva sobre essa perspectiva.

Também não se sabe ainda se os grupos do bolsonarismo raiz estão dispostos a adotar Romero ou preferem um candidato solo. Essa possibilidade não pode ser descartada, embora deva ser considerado que Romero não deixaria de ser candidato por causa disso.

De todo modo, o vídeo de Bolsonaro traz para a cena política paraibana a evidência de que cresce a possibilidade de Romero Rodrigues ser o candidato a governador pela corrente bolsonarista na Paraíba. É um fato de fora configurando contornos à oposição no Estado.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.