Início Colunas
Josival Pereira

Os decretos com medidas para tentar conter o avanço da Covid-19 na Paraíba, editados na terça-feira, ainda estão rendendo polêmicas.

Donos de grandes bares em João Pessoa entopem as redes sociais com postagens defendendo a posição de que não têm culpa pelo avanço da contaminação. Noutra seara, pastores das igrejas evangélicas também não param de protestar.

Teriam razão?

Levando-se em consideração a ciência, não assiste razão aos empresários nem aos pastores. Os estudos apontam que bares e centros religiosos são ambientes de elevado risco de transmissão da Civid-19.

Numa ordem não rigorosa, os ambientes que os estudos científicos apontam como de maior risco de contaminação são bares, academias, cafés, hotéis e motéis, centros religiosos, consultórios médicos, mercados e pet shops, entre outros.

Fácil de explicar: são ambientes que geralmente promovem ajuntamento de pessoas, que ficam muito próximas, e se demoram no local. Pior no caso dos bares, por causa do barulho, que obriga falar mais alto e a bebida susta limites.

Na forma dos decretos do Estado e das Prefeituras, bares e restaurantes estão funcionando até o início da noite, além do delivery. Todavia, os empresários do setor seguem protestando. Eximem-se de culpa e alegam adotar as regras sanitárias.

O problema é que as lotações, na maioria deles, derrubaram as alegações.

E o caso não é de culpa. Vendo a dinâmica concreta dos bares e à ciência, não será injusto se afirmar que os mesmos são corresponsáveis pela propagação do coronavírus, assim como as igrejas e também as academias, que tentam escapar de fininho.

Lógico que o ideal é sempre, através do diálogo, se encontrar soluções inteligentes e razoáveis para todos. Porém, diante da gravidade da pandemia no momento, é forçoso avaliar que a maioria das restrições adotadas nos decretos se justificam.

Restarão as polêmicas sobre as igrejas e academias, etc., já que é difícil entender porque os decretos foram um tanto tolerantes com Baco e Apolo e rigorosos com Deus.

Talvez Pluto explique.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.