Há quem diga que criatividade é dom, outros afirmam que é uma habilidade que pode ser desenvolvida através de treinamento e foco.
Na minha opinião, as duas afirmações estão corretas. Criar tem associação com intuição, inovação, invenção, dar origem e muito mais.
A criatividade está diretamente ligada a observação, inclusive de assuntos que não façam parte do seu cotidiano: situações inusitadas, detalhes em ambientes, objetivos, cores, pessoas, comportamentos e até simples diálogos.
São essas referências que vão construindo nosso repertório criativo, como um “super arquivo”, dessa forma, nossa mente estará abastecida de muitas referências para desenvolver novas ideias.
Aprenda a experimentar coisas novas, faça o mesmo processo de forma diferente, mude de caminho e ouça com atenção as pessoas e suas histórias de vida.
Criar é construção e evolução!
O profissional criativo é capaz de propor novas ideias que geram soluções e principalmente resultados!
Algumas empresas já entenderam que a criatividade é fator importante no processo de inovação e desenvolvimento de produtos, serviços e fluxo de operações, inclusive com implantação de programas e premiações, trazendo diferencial competitivo, adaptação, inovação e consequentemente os melhores resultados nos negócios!
Lília Alves
Consultora de Marketing
Instagram: @lilia.alves.mkt