Moeda: Clima: Marés:
Início Colunas
Professor Trindade

Muitas pessoas que encontro pedem-me sugestão de leitura. Resolvi, então, listar dez livros de ficção (exceto o nº 7) que adoro reler e tenho certeza de que o(a) leitor(a) gostará de fazer o mesmo, caso já tenha lido, ou de ler.

Evidentemente, não é uma lista dos “melhores”; muito menos representa uma “indicação”, nem juízo de valor. Não vou citar editoras, porque alguns foram editados por mais de uma. Ei-los:

  • 1. Se Um Viajante Numa Noite de Inverno – Ítalo Calvino.
  • 2. São Bernardo – Graciliano Ramos.
  • 3. Cyrano de Bergerac (a edição recontada por Rubem Braga).
  • 4. Queda Que As Mulheres Têm para Os Tolos – Machado de Assis.
  • 5. Crônica de Uma Morte Anunciada – Gabriel García Márquez.
  • 6. Judas, O Obscuro – Thomas Hardy.
  • 7. 200 Crônicas Escolhidas – Rubem Braga.
  • 8. Maria de Cada Porto – Moacir C. Lopes.
  • 9. O Inimigo Público – Aguinaldo Silva.
  • 10. Perto da Meia Noite – Josué Montello.

Essas são minhas companhias; o leitor, caso vá seguir meu exemplo, deve adaptar a lista a seu gosto e critério.

PARCERIA VITORIOSA

Eu e a diretoria do Esporte Clube de Patos acabamos de firmar uma parceria para a publicação de um livro (inédito) de crônicas minhas, com lembranças de Patos e do time, cuja renda será toda revertida para o alvirrubro patoense.

O acordo foi estabelecido num almoço que tive com o presidente e o vice do clube, Bruno Marlon e Roberto Filho, respectivamente. O último, filho do meu grande ídolo Menininho, um dos maiores goleiros que a Paraíba teve, só encontrando parâmetro em Celimarcos, também do Esporte (esse, apesar de ser, outro dos ídolos meus, não cheguei a vê-lo atuando, já que era, na época, era ainda mais criança; acompanhava suas proezas pelas transmissões vibrantes da Rádio Espinharas de Patos).

Trata-se de uma forma que encontrei de ajudar meu time querido, amado desde a minha tenra infância e povoou de muita alegria os bons momentos que passei na cidade, dos 5 aos 14 anos.

DESTAQUE

Recebi e agradeço e livro “Oito Contos e uns Trocados”, do amigo e advogado Edir Mendonça, editado pela editora Lexia, em 2021.

É um bom livro.

Chamou-me, particularmente, a atenção os textos: “Malu e Eu” e “Viva e Deixe-me Morrer”. Este último realmente prende o leitor, pela atmosfera, a um só tempo, lírica e trágica.

CITAÇÃO DA SEMANA

“Se você se comparar com os outros, se tornará presunçoso ou magoado,

Porque sempre alguém inferior ou superior a você”.

(Versos do poema “Desiderata” – anônimo).

publicidade
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.