Início Colunas
Sony Lacerda

Em 2009, recém-saída do Jornal da Paraíba, veículo da Rede Paraíba de Comunicação, fui convidada pela então secretária de Comunicação do Estado, Lena Guimarães (in memorian) a correr pela Paraíba ao lado do então governador José Maranhão como repórter especial. A princípio, preocupada, já que minha única experiência era fazer política dentro de Redação e Maranhão, bem, era Maranhão.

Aceitei o desafio. Primeira pela história de vida e política de Maranhão. Segundo, sabia que teria muito a aprender. E foi com Zé que eu conheci os 223 municípios da Paraíba. Foi a melhor experiência vivida, até hoje, na área de política, a qual me dedico desde 2002. Sempre muito educado e gentil com os que o cercava. Tempos depois agradeci a Lena pela oportunidade única.

Maranhão era conhecido pelos atrasos. Mas, um dia compreendi que a culpa não era totalmente dele. Os assistentes, de tanto achar que o emedebista era rápido, marcavam uma agenda por vezes descabida. E, mesmo atrasado, pedia desculpas.

Na volta, sempre comentava sobre o assunto. Também era na volta que pedia o telefone ao assistente de ordem para ligar para “Fatinha”, a desembargadora Fátima Bezerra. Perguntava sobre o dia, se estava bem. Percebia-se que do outro lado, a desembargadora perguntava se havia comigo. E sempre um “eu te amo” no final.

Apaixonado por hambúrguer, costumava burlar o que a esposa lhe recomendava não comer, e dizer. “Samy [era assim que carinhosamente me chamava], vamos comer um hambúrguer? E lá íamos eu, João Pinto e toda a segurança. E ele pagava para todo mundo”.

Até antes da pandemia, última vez que o vi, ele me disse: “Nós andamos pouco pela Paraíba, não foi minha filha?”. Era uma brincadeira que sempre fazia comigo. E eu respondia: “Pouco não”. São tantas histórias, tantos aprendizados. Fazer política “ao vivo” me proporcionou amadurecer ainda mais na área. E que bom que foi com o senhor, que agora estará contando as histórias acima das nuvens como um excelente aviador, sua segunda paixão, além da política.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.