Início Colunas
Maeve Nóbrega

As redes sociais já fazem parte do cotidiano das pessoas e a cada dia mais influencia muitos aspectos da sociedade, especialmente a saúde. Facebook, Instagram, Twitter e Youtube não são mais novidades. A inovação está no modo como as redes são utilizadas. É fácil perceber que o impacto da mídia social já atinge clínicas médicas, principalmente, porque muitos profissionais aderiram a esses canais de comunicação como forma de divulgar seu trabalho e de consolidar sua marca.

Mas, o uso das mídias sociais na área da saúde apresenta alguns desafios. É preciso que os profissionais tomem cuidado ao lidar com pacientes de maneira online. Como especialista em Marketing Médico tenho experiência em dizer que, tudo o que publicamos nas nossas redes gera impactos diferentes nas pessoas, negativo ou positivo, o que não podemos esquecer é que estes profissionais promovem saúde, segurança e vida e é isso que os seus pacientes precisam enxergar.

Os médicos precisam se questionar sobre duas coisas: O que vem primeiro? Sua reputação ou sua divulgação? Estamos acostumados a ver blogueiros compartilhando o seu dia a dia, stories no carro sobre seu almoço, dicas, vida e gostos pessoais, porém, ao se tratar de profissionais da saúde o foco principal deve ser fornecer informações benéficas e interessantes que acabarão por criar um diálogo ou algo, tipo um feedback com pacientes ou potenciais pacientes.

Nas redes sociais o perfil dos médicos e também de outros profissionais da saúde deve representar tanto a sua imagem como profissional quanto do consultório e clínica. É claro que, não há problema em ser mais animado ou mais sério, desde que você seja profissional. A reputação do médico está em jogo e por isso, esse especialista precisa reconhecer que as ações online e o conteúdo postado podem afetar negativamente sua reputação entre pacientes e colegas.

É importante lembrar sempre que um profissional da saúde nas redes sociais tem certa autoridade e, por isso, suas publicações podem virar regra na vida das pessoas, sendo assim, outro grande erro que muitos cometem é não terem o bom e velho bom senso na hora de postar. Não há problema nenhum em um médico publicar sobre seus hábitos saudáveis, alimentos ideais e etc. O erro se constitui quando o profissional não sabe divulgar isso da maneira correta. Stories na academia são bacanas desde que o médico faça com que isso gere um interesse pela saúde Alida à sua especialidade, e não pelo seu corpo, por exemplo. O mais importante é que seu perfil nas redes seja o mais profissional possível, que ele transmita quem aquele médico é ou como quer ser visto.

Por isso que ao utilizar as mídias sociais esses profissionais precisam se atentar ao que postar e como postar, dessa forma, quando usada de forma responsável, a mídia social pode ser uma ferramenta poderosa para promover a educação em saúde, construir relacionamentos positivos com o profissional de saúde e o paciente, e melhorar a qualidade da saúde.

Sobre Maeve Nóbrega:

Com experiência em Estratégias de Marketing, Publicidade e Comunicação Empresarial, Maeve Nobrega é graduada em Publicidade e Propaganda com Especialização em Marketing, MBA em Gestão Empresarial e Gestão de Projetos pela FGV. CEO e CMO da empresa Marketing e Valor, que orienta médicos, profissionais da saúde e empresas no posicionamento estratégico e aconselhamento de marketing, implantando estratégias para o desenvolvimento da reputação e conquista de clientes/pacientes potenciais.

Saiba mais em: www.maevenobrega.com.br

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.