Moeda: Clima: Marés:
Início Colunas
Leandro Mazzini

Filão dos diplomas

Um bom negócio para investidores e políticos de Brasília – descobriram que diploma dá mais dinheiro que concessões de rádios – o setor de educação superior virou um filão. Atualmente, o Ministério da Educação avalia pedidos para abertura de 4.305 novas faculdades no Brasil. O número estupendo de um segmento que virou uma fábrica de diplomas vem na esteira dos dados levantados pela Coluna: O país possui hoje 327 centros universitários, 92 universidades (entre federais e estaduais) e 2.248 faculdades – destas, 338 solicitam status de centros universitários, com um pool de ofertas de cursos. Tem aluno de sobra: o Governo usa o FIES para subsidiar os grupos educacionais.

Mais 796

Em apenas cinco anos – de 2017 até 2021 – o MEC aprovou a abertura de 796 Instituições de Ensino Superior. Os pedidos não param de chegar ao Ministério.

Boleto alto

Um curso de medicina, hoje, cobra por baixo R$ 9 mil mensais. Os boletos para Odontologia, Fisioterapia e Direito não ficam por menos de R$ 5 mil mensais.

Saudade do bisturi

O ministro Marcelo Queiroga está com saudade do bisturi. Participou de inesperada cirurgia cardíaca na UFPI em Teresina, há três semanas. Ele pode voltar aos hospitais.

Tropa americana..

Os Estados Unidos terão uma tropa de 240 militares no Brasil de 28 de novembro a 18 de dezembro, em operação conjunta com as Forças Armadas no Vale do Paraíba, interior paulista. A autorização vem da Portaria nº 25 de 2015, do Exército Brasileiro, que aprovou exercícios combinados para “aumento da capacidade de projeção de poder e Ações Estratégicas”. 

..Está chegando

Esta 4ª edição será a ‘Operação Adestramento’ – nome curioso em se tratando da soberania bélica dos americanos. O EB garante que os Estados Unidos pagam suas despesas, e que “as obrigações logísticas e de infraestrutura do lado brasileiro estão com recursos orçamentários previstos”.

Mourão decidiu

Estrategista, o general Hamilton Mourão aguarda convite de Jair Bolsonaro para vice na chapa da reeleição. Caso seja preterido, já resolveu. Até abril deixa o PRTB, muda o domicílio eleitoral para o Rio Grande do Sul ou Rio de Janeiro, e se candidata ao Senado. Ele tem recebido presidentes de partidos para analisar os cenários.

Um milhão

Pelo tramitar dos processos, o Brasil deve atingir em dezembro 1 milhão de detentos. Até ontem, o número passava de 914 mil. Mais de 330 mil têm mandados em aberto.

Chororô

Abandonado por aliados na corrida pelo STF, o ex-AGU André Mendonça recorre ao spotfy para ouvir a música gospel “Tá chorando por quê”, de Nicoli Francini.

O recado

A flexibilização do teto de gastos do Governo é claro drible que pode colocar Bolsonaro no mesmo destino de Dilma Rousseff. A declaração é de quem entende: do procurador Júlio Marcelo, no TCU, que abriu caminho para o impeachment da petista.

Povão no gabinete

Presidente do STJ, o ministro Humberto Martins faz dia 8 de novembro nova rodada de conversas com desconhecidos que apresentam demandas diversas. Cada um tem 10 minutos com ele no ‘Fale com o Presidente’. Martins já recebeu mais de 70 pessoas e o programa inédito é bem visto nas Cortes.


ESPLANADEIRA

# Grupo Safira fica entre as 150 empresas mais inovadoras na 7° edição do Prêmio Valor Inovação Brasil 2021. # Pesquisa do Pravaler revela que 75% dos alunos que recorrem ao financiamento estudantil na graduação vieram de escolas públicas. # Fintech Sled abre vagas para profissionais de TI. # Sinal de Fumaça lançou linha do tempo com destaques do desmonte da governança socioambiental e das políticas de redução de desmatamento no Brasil. # Começa dia 8 de novembro a Semana do Jornalista Digital – online e gratuito – da Escola Digitalista. # Yuool e ONG Afesu reuniram, dia 26, influencers em caminhada em SP para conscientização sobre Outubro Rosa.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.