Início Colunas
Leandro Mazzini

O homem da bomba

Para quem não tem ideia do poder do empresário Rubens Ometto neste Governo, para interesses de suas empresas de logística e energia, segue um exemplo. No dia 10 de agosto, o dono dos postos Shell no Brasil aterrissou no seu jato em Brasília e seguiu para o Palácio do Planalto, para sua visita anual ao presidente Bolsonaro. Faz isso desde a posse dele em 2019. Todavia chamou a atenção, desta vez, o tamanho do staff presidencial que acompanhou a reunião, cuja pauta não foi divulgada. Estavam lá, além do inqulino do gabinete presidencial, os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Teresa Cristina (Agricultura), Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Preço na bomba

Ometto é um dos maiores produtores de etanol e distribuidores de combustíveis do país, com postos onde, também, a gasolina chega a quase R$ 7 na bomba do motorista. Ele controla boa parte das ferrovias e empresas de distribuição de combustíveis.

É a campanha

O presidente Jair Bolsonaro está tão em campanha, usando a agenda oficial, que reservou 20 minutos na visita a Goiânia, no último dia 27, para inaugurar… o retrato de um comandante numa sala do Comando de Operações Especiais do Exército.


Insalubre

Não chamem para um chope na praia o prefeito de Maceió, JHC, e o governador Renan Filho. A relação que já não era boa entre ambos desde a campanha municipal, azedou.

Insalubre 2

O juiz Alberto Lima, da 17ª Vara Cível da Justiça de Alagoas, reconheceu pedido liminar de ação popular e suspendeu aumento de 8% na conta de água da região metropolitana de Maceió que fora autorizado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Alagoas (Arsal). JHC criticou a ‘falta de sensibilidade’ de Renan Filho com a população neste momento, autorizando o aumento.

Torneira jurídica

A ação foi protocolada pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), pelo deputado federal Pedro Vilela (PSDB-AL) e pelo deputado estadual Davi Maia (DEM). Um dos motivos para a suspensão foi que apenas uma diretora da agência se manifestou sobre o aumento, enquanto as regras exigem a manifestação de no mínimo dois diretores.


Delegado inocentado

O ministro presidente do STJ, Humberto Martins, não reconheceu recurso do Ministério Público Federal contra decisão do TRF que arquivou denúncia sobre suspeitas de vazamentos de dados sigilosos numa operação da PF no Amazonas em 2018. O alvo é o agora deputado federal Delegado Pablo (PSC-AM), que foi inocentado.

Bastidores do colete

De acordo com a assessoria do deputado, havia uma rixa política dentro da PF à ocasião da campanha eleitoral de 2018, quando o delegado decidiu se candidatar à Câmara. Ele teria sido alvo de denúncias vazias sobre vazamento da operação ‘Maus caminhos’.

Voz de cidadão

O general vice-presidente Hamilton Mourão está com discurso de gestor público, ensaindo uma fala eleitoral, mas são só informações técnicas e sua voz como cidadão. Questionada pela Coluna, a assessoria da VPR nega qualquer candidatura dele, por ora. 

Dica ao PR

Mas fato é que quem presenciou sua palestra para o LIDE Mulher de Brasília, semana passada, notou esse tom na fala do vice. Com um discurso de exaltação à democracia, Mourão defendeu o reequilíbrio das contas públicas e o aumento da produtividade para o País retomar o crescimento.

Confidencial

No fim da palestra, o staff presidencial foi rápido – antes das mãos de curiosos – e recolheu os slides e apresentações usados pelo vice, que continham informações não divulgadas ao público em geral.


ESPLANADEIRA

# Maratona Jornalista Social Media, evento online e gratuito oferecido pela Escola Digitalista, começa dia 8. # Rede Supermarket  inaugura filial em São Conrado (RJ). # Nova edição do Conservathon, iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, busca propostas para combate aos incêndios, até dia 19. # Luciano Mathias, CCO da TRIO, expõe obras em NFT no Art Lab Gallery, de SP. # West Shopping (RJ) promove, até dia 26, “Oficinas SUPERA”.


Esplanadeira é a seção da Coluna para divulgação de informações de mercado, artes, ação social, esportes e afins, sem qualquer vinculação publicitária ou financeira com este espaço. Sugestões para [email protected]

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.