Início Colunas
Leandro Mazzini

Mico em Portugal

Os presidentes da Câmara e Senado Federal, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), respectivamente, estão em Roma em agenda oficial. Mas já de olho numa outra agenda, em Portugal, para novembro. A senadora Kátia Abreu (PP-TO) – que está no grupo na Itália, mas muito preocupada, organiza um seminário da Comissão de Relações Exteriores do Senado em Lisboa, para dia 12 de novembro. Todavia está sem patrocínio, e busca apoio de entidades do sistema S. Apenas de passagens aéreas estão previstos gastos de R$ 400 mil para convidados e servidores. E ela pagou mico. Consultada, a reitoria da Universidade de Lisboa não aceitou abrigar o evento sobre comércio e meio ambiente que a parlamentar organiza.

Você pagou

Rodrigo Pacheco levou os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Irajá (PSD-TO), Kátia Abreu (PP-TO) – mãe de Irajá – e Eliane Nogueira (PP-PI) para passeio em Roma.

Agenda

A ‘agenda oficial’ do grupo foi até ontem na 7ª Cúpula de Presidentes de Parlamentos, em Roma. Mas o passeio permite que alguns estiquem o fim de semana.

Desceu amargo

O jantar que Eunício Oliveira fez para Lula da Silva na quarta em Brasília foi um fiasco. José Sarney, Jader Barbalho e Renan Calheiros, convidados, fugiram do encontro.

Arte voltando

Concurso Internacional de Piano Chopin em Varsóvia, que foi adiado em 2020, aconteceu na quarta à noite com o renomado brasileiro Arthur Moreira Lima no juri.

Trânsito livre

Investigados pela CPI da Pandemia do Senado, diretores da cúpula da Precisa Medicamentos circulavam com frequência e tinham trânsito livre no Palácio do Planalto. O CEO da empresa, Francisco Maximiano, e a diretora técnica, Emanuela Medrades, participaram, inclusive, da cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, em dezembro de 2020.

Tão perto

Os nomes dos dois constam em uma lista do Ministério da Saúde, à qual a Coluna teve acesso, de 362 pessoas que participaram do evento na Presidência da República. Conforme apurações da CPI, a Precisa estaria envolvida em irregularidades ao intermediar junto ao Ministério da Saúde a compra da vacina indiana Covaxin.

Estremeceu

Antes dada como certa, a filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao PP subiu no telhado. O mandatário consulta a ala ideológica do Governo antes de tomar decisão. Bolsonaro ouviu e sabe, pois já foi filiado ao PP, que a legenda não tem unidade nem fidelidade, principalmente nos estados.

Riscos

Fato é que o PP pode rachar e fechar com Lula da Silva em alguns Estados do Norte e Nordeste, e humilhar Bolsonaro com traições dentro do próprio partido.

É comigo?

Dias atrás, depois da revelação da sua offshore, o ministro da Economia, Paulo Guedes, passou por constrangimento durante abertura da Semana Orçamentária do Tribunal de Contas da União. Os participantes do evento online não economizaram críticas à política econômica. E ele assistindo, calado.

Contraceptivos

Pesquisa IPSOS/Organon revela o perfil e as preferências das brasileiras em relação a métodos contraceptivos. Na classe C, a pílula oral é mais usada (61%) que nas classes A e B (54%). Em relação ao preservativo, o uso é mais comum nos segmentos sociais mais altos: 62% na A e 52% na B, enquanto apenas 34% das entrevistadas da classe C declararam usar esse método.


ESPLANADEIRA

# Em campanha contra a fome, Yázigi reverte matrículas em alimentos. # Semana de Inovação 2021,  online de 9 a 12 de novembro, alcança número recorde de inscritos. # Melissa se une à Zee.Dog e lança coleção para cachorros e pessoas. # Instituto Ronald, em parceria com Iveco Usual Racing e piloto Djalma Pivetta, amplia alerta sobre câncer infanto-juvenil. # Rede de restaurantes Mania de Churrasco realiza até dia 31 ação social “Dê uma mãozinha para os Amigos do Bem”.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.