Moeda: Clima: Marés:
Início Colunas
Professor Trindade

É essa a dúvida expressada por uma leitora de Brasília, em “e-mail” remetido ao colunista:

“Olá Professor!

Sou de Brasília. Tenho dificuldade de passar em concurso, pois já faz 4 anos sofridos que estudo e nunca consegui a graça de passar em nenhum.

 Já fui até a um Neurologista e descobri um pequeno déficit de atenção; acho que depois dessa descoberta, fiquei muito mais atenta às informações que recebo dentro de cursinhos dos meus professores e passei a não mais negligenciar nenhuma informação que recebo em sala de aula.

Não entendo onde estou errando! –, pois sou muito disciplinada e não meço esforços quando o assunto é cursinho. Pois diga-se de passagem, aqui em Brasília são bem caros.

Obrigada pelo carinho e que Deus o abençoe e a seus filhos também”.

Querida consulente:

Em geral, pessoas que leem pouco têm dificuldade em concurso. Não sei se é o seu caso. Quando falo ler, não estou me referindo a ler jornais e revistas, mas sim, livros da literatura “clássica”, como, por exemplo, de Graciliano Ramos, Machado de Assis, Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, etc.

Não é que a leitura de jornais e revistas não seja importante, mas é que a linguagem é muito denotativa e não ensina a raciocinar. Os livros “literários” abrem a cabeça e fazem a pessoa raciocinar melhor; consequentemente, interpretar melhor os textos.

Outro problema frequente – talvez seja o seu – está no método de estudo; não adianta estudar decorando; regras não levam a nada. Claro que não estou dizendo que regras não servem para nada, mas são apenas um ponto de partida…

No caso de redação, ao escrever não se preocupe muito com “fórmulas”; as fórmulas tolhem a criatividade.

Quer aprender a redigir bem?  Leia Graciliano Ramos! De preferência, o livro “São Bernardo”.

Se você for uma pessoa que não gosta de ler, leia um capítulo desse livro todos os dias; depois, ficará viciada em leitura.

Sugestões de leitura:

São Bernardo – Graciliano Ramos.

Para Gostar de ler – Qualquer volume da coleção.

Antologias de contos e crônicas de Machado de Assis.

200 Crônicas Escolhidas – Rubem Braga.

Poemas de Cecília Meireles; sobretudo, as “Canções”.

Mande notícia!

Abraços,

TRINDADE.

publicidade
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.