Início Colunas
Ivo Marques

Conversei no final de semana com o presidente do Botafogo, Alexandre Cavalcanti, e as notícias para a torcida do Botafogo são animadoras. Não para esse momento, mas para um futuro próximo. E vão chegar em bom momento, porque o que o torcedor está vendo no Campeonato Paraibano está bom, mas quando se pensa em termos de Campeonato Brasileiro da Série C, a coisa é diferente. O temor que o time da Maravilha do Contorno seja rebaixado, assim como foi o Treze, no ano passado, é grande.

Este temor se justifica, porque o elenco atual do Botafogo é de nível inferior ao que ele vai enfrentar na competição nacional. Este time que está liderando o Campeonato Paraibano não faria uma boa campanha no Brasileiro e o risco de ser rebaixado seria grande. Mas, o presidente do Botafogo garante que haverá mudanças.

A princípio, já se fala em mais dois atacantes, um de área e outro de beirada, mais um zagueiro, já que o clube negociou Joaquim, e mais um volante. Existe também a possibilidade desse número de contratações ser maior. Isso demonstra que a diretoria do Alvinegro da estrela vermelha está ligada, sabe da necessidade do clube, e já está no mercado.

Alexandre garantiu que o Botafogo será uma equipe competitiva na Série C e vai buscar o acesso para a Série B, mas faz questão de deixar claro que não está prometendo a realização deste sonho antigo da torcida botafoguense. Isto pode acontecer como uma consequência, porque o clube não pretende gastar além de sua capacidade de honrar os compromissos.

A diretoria do Belo deseja que o torcedor possa voltar em breve aos estádios e que os verdadeiros botafoguenses possam chegar junto ajudando. Alexandre acredita que se a equipe atual conseguir o título paraibano, isso vai motivar muito a torcida para se associar ao clube.

Com a pandemia, o número de sócios-torcedores diminuiu muito e alguns patrocinadores desapareceram, diante da crise. O resultado é que o clube, como a grande maioria dos outros de todo o País, está passando por uma séria crise financeira e não pode investir muito na contratação de jogadores mais experientes e de melhor nível técnico. A política de austeridade financeira está reinando no clube, que não quer, e nem deve, dar um passo maior do que as pernas.

Todos no Botafogo acham que o atual elenco é suficiente para lutar pelo título do Campeonato Paraibano. Os números mostram isso, afinal, o time é o líder da competição e tende a chegar bem na frente dos concorrentes nesta fase de classificação. O Belo já venceu dois clubes que são favoritos a uma vaga nas semifinais. Foram eles o Treze e o Sousa, e teoricamente, só terá o Campinense, como grande obstáculo a ser ultrapassado nessa fase de classificação. Mesmo sabendo que o futebol é cheio de surpresas, também penso assim sobre a participação do Botafogo na competição estadual.

Campeonato Paraibano

O Treze, depois da derrota para o Botafogo e o empate no sufoco contra o São Paulo, resolveu fazer mudanças. Dispensou jogadores e contratou outros. Vamos ver se agora o Galo vai voltar a apresentar um futebol digno de um favorito ao título.

Tirando os empates de Botafogo e Treze, os outros dois jogos da terceira rodada tiveram resultados previsíveis. Eu já esperava que o Campinense não venceria o Sousa, dentro do Marizão, mas até que teve uma boa atuação e não saiu de campo derrotado, como muita gente apostava. Já Nacional e Atlético mostraram que a briga para fugir do rebaixamento vai ser grande. O empate mostrou o nivelamento, por baixo, entre as duas equipes.

Porém, o que me chamou a atenção e o que mostra como está baixo o nível técnico do atual Campeonato Paraibano, foi justamente esta partida entre os fortes candidatos ao rebaixamento. Justiça seja feita, foi o melhor jogo da competição para mim. O que mais mexeu com a emoção dos torcedores.

No clássico sertanejo, entre Nacional e Atlético, os dois times partiram para cima em busca de uma vitória a qualquer preço. O jogo teve defesas maravilhosas dos goleiros, virada de placar, vários lances emocionantes e belos gols. Um deles então, marcado por Araújo Love, foi um colírio para os olhos. Uma pintura, um chute de rara beleza, no gol da virada do Nacional. Amanhã começa a quarta rodada e vamos torcer para que tenhamos mais partidas empolgantes, como a que foi entre o Canário e o Trovão Azul.


Outras notícias no Instagram @blogdoivomarques e vídeos no canal Ivo Marques do YouTube. Se inscreva.

[email protected]

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.