Nos últimos meses João Pessoa tem acompanhado o embate interno do Partido dos Trabalhadores, para decidir sobre candidatura própria ou apoio ao projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena.
Durante esse período, já ocorreram muitas trocas de farpas através de entrevistas, discursos e publicações de notas. Todos esses acontecimentos, giraram em torno de dois personagens centrais, Luciano Cartaxo e Cida Ramos, ambos deputados, interessados em disputar a prefeitura da capital pelo PT. Até agora, não existe desfecho final para a decisão a ser tomada.
No entanto, o dirigente estadual Jackson Macedo, mesmo tendo sido uma voz solitária dentro desse debate, tem chamado a atenção da imprensa, dos partidários da Paraíba e do Brasil, para o risco iminente do PT, assumindo uma candidatura própria, entrar num processo de isolamento político, enfraquecendo não apenas a imagem do partido na capital, mas principalmente a luta contra o bolsonarismo, que está mobilizado em João Pessoa e no Brasil.
Macedo não parece está errado de tudo, já que o PT terá muitas dificuldades para firmar uma ampla aliança, dentro de um cenário em que a preço de hoje, a centro esquerda, está agrupada no apoio ao nome de Cícero Lucena . Até os partidos PV e PC do B que fazem parte de uma federação com o partido de Lula em João Pessoa, já adiantaram que preferem não ter candidatura própria. É a isso, que Jackson chama de isolamento, o que determinaria um ambiente de dificuldade para se conseguir uma vitória nas urnas, por melhor que seja o nome escolhido.
É claro que nenhum partido ou político, está obrigado a só disputar uma eleição se for para vencer. Isso não se discute. Mas, quando se trata da casa partidária de um presidente da República, é preciso perceber que algumas cautelas devem ser levadas em consideração. Não perder feio, é a principal delas e evidentemente, ganhar sempre que possível.
A forma que o Partido dos Trabalhadores vai participar das eleições de 2024 em João Pessoa ou em qualquer município brasileiro, está associada há algo muito maior, um projeto nacional. Jackson Macedo já explicou isso múltiplas vezes. Mas parece que vai ser preciso desenhar.