Moeda: Clima: Marés:
Início Colunas
Josuel Gomes

Gerir uma organização é um grande desafio, mas e quando essa organização é um hospital, com diversas empresas dentro dele, cada uma com mais de 50 cargos diferentes, como cozinha, hotelaria, clínica, entre outros? Segundo Michael Poter, esse é um dos segmentos mais desafiadores.

Para gerir uma organização como essa, é necessário ter um time engajado e com vontade de servir. Além disso, é preciso lembrar que um hospital não é um lugar de entretenimento como um shopping, mas sim um local de cuidado e cura, que exige ainda mais atenção.

Certa vez, um amigo meu, Antônio Carlos, contou-me uma história sobre uma reunião que teve em um hospital. A reunião seria no centro cirúrgico, o que já parecia estranho, mas ao chegar lá, o médico ainda não havia chegado. Então, ele viu um senhor e perguntou seu nome. O senhor respondeu que se chamava José e fazia parte da equipe do Dr. Marcos, salvando vidas juntos. Antônio e seu amigo riram e pensaram que ele fosse o faxineiro, mas só mais tarde entenderam a importância de cada colaborador, quando o médico explicou que não adiantava fazer uma cirurgia brilhante se o paciente morresse de infecção hospitalar.

Essa história traz uma grande reflexão: na sua empresa, todos estão engajados e sabem qual é a missão, os valores e o propósito?

No episódio em que gravei com um grande gestor hospitalar, Rogério, aprendi muitas lições valiosas sobre gestão, especialmente em hospitais.

publicidade
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.