Início Colunas
Alberto Marinho

Sabemos que o oxigênio é o elemento químico fundamental para se haver vida na terra, na verdade, é o elemento essencial para nós humanos produzirmos energia, é também o terceiro elemento mais abundante do universo, perdendo apenas para o hidrogênio e o hélio. Você pode estar pensando:

 “O que Alberto quer me dizer sobre o oxigênio? Ele agora virou químico?”

Na verdade, não me tornei um químico, continuo atuando com vendas e com educação empresarial, o que quero, é promover em você a seguinte reflexão:

“Qual o seu oxigênio?”

Por incrível que pareça é fundamental para nossa carreira como empresário, gestor, executivo e vendedor sabermos “qual o nosso oxigênio empresarial”, o que realmente necessitamos para viver nessa vida empresarial. Para isso quero te convidar para viajarmos agora no tempo, vamos viver agora uma das minhas últimas reuniões de vendas. Aperte o cinto, a viagem vai começar!

João Pessoa, sexta-feira, dia 2 de agosto de 2019, são 08:30h, fazem por aqui uns 28º, manhã ensolarada e uma brisa agradável. Estou entrando em um dos mais belos empresariais já construídos aqui em Jampa (nome carinhoso para João Pessoa-PB): o Delta Center, localizado na zona sul. Entro no elevador e, assim que chego na recepção, sou recebido pela recepcionista. Informo que tenho uma reunião com o diretor da empresa e ela pede para aguardar um pouco. Olho no meu relógio e os ponteiros marcam 08:35h, logo em seguida ouço da recepção uma voz:

“Sr. Alberto pode entrar, o Sr. Carlos o aguarda em sua sala.”

Me levanto e vou me dirigindo até a sala, ao entrar sou recebido pelo Sr. Carlos que estende a sua mão direita e me cumprimenta com um aperto de mão firme e um sorriso espontâneo acolhedor. Ele me convida para sentar e começamos nossa reunião. Mas, antes de falar da K.L.A. Educação Empresarial, pergunto:

“Sr. Carlos, me fale como começou nesse segmento de engenharia e construção civil?”

Ele olha para mim, dá um sorriso, se inclina um pouco na cadeira executiva de couro e começa a me contar o início da sua jornada empresarial, os desafios da formação em engenharia, a cobrança do pai por uma vida com mais estabilidade (o seu pai era militar e muito tradicional e conservador) que sempre o cobrava por um emprego mais formal e por uma vida financeira estável, tendo em vista que a vida empresarial é repleta de altos e baixos financeiros. Até então, um início de reunião comum. É sempre gratificante ouvir as histórias de como os empresários iniciaram seus negócios. Porém, ele olha para mim, arruma a sua postura na cadeira e diz:

“Alberto, hoje, praticamente 20 anos nessa vida empresarial tão competitiva, tem algo que preciso te revelar. Esse é sem dúvida o meu principal motivo para acordar todas as manhãs e vir para cá”

Eu o interrompo e pergunto:

“Sr. Carlos, o que é de tão importante que o faz acordar tão motivado?”

Ele me responde:

“Alberto, eu não consigo viver sem a Delta Engenharia, é impossível não ter esse oxigênio!”

Olho para ele e percebo todo o seu entusiasmo e o quanto ele vibrou em me falar isso. Pude perceber no brilho dos seus olhos o quanto isso é forte e verdadeiro. Abri a minha agenda, peguei minha caneta e escrevi a seguinte frase em uma folha em branco:

“Eu não consigo viver sem a Delta. É impossível não ter esse oxigênio.” (Antônio Carlos — Delta Engenharia)

A reunião continua, falamos sobre alguns projetos e, antes de terminar e sair da sala, eu o perguntei se poderia utilizar a frase que ele me falou, nas minhas palestras. Ele ficou surpreso com essa minha indagação, concordou que eu a utilizasse e eu reforcei:

“Carlos, em todos esses anos visitando empreendedores, pouquíssimas vezes percebi um empresário falar assim da sua empresa, do seu negócio. Tenho total convicção de que essa é, sem dúvida, sua principal motivação e com certeza deve inspirar também toda sua equipe”. Ele agradeceu mais uma vez e finalizamos a reunião com uma boa parceria fechada.

Caro leitor, essa frase do Antônio Carlos, é algo que me fez refletir verdadeiramente sobre o que nos move.

Sobre o que temos que ter de essencial para nossa vida como empresário, gestor, executivo, colaborador, vendedor, enfim, o que precisamos para vivermos nessa vida empresarial tão competitiva e repleta de altos e baixos!

Qual o seu oxigênio?

O que faz você acordar todos os dias e se motivar para continuar crescendo?

Encontrar as respostas para essas perguntas com certeza será crucial para a sua vida empresarial. Muitas vezes reclamamos dos obstáculos e em algumas vezes ficamos até mesmo sem “fôlego”. Quem já assistiu minhas palestras sabe o quanto falo a frase:

“Trabalho dá trabalho.”

Depois dessa reunião com o Carlos, aprendi que antes mesmo de iniciarmos qualquer visita, atendimento, venda ou até mesmo relacionamento com clientes, devemos saber se o gás que nos envolve é o gás essencial para a nossa vida empresarial.

Hoje, quando acordo, sinto que o oxigênio “K.L.A João Pessoa” é realmente o que eu precisava. Eu não consigo mais perceber quando estou trabalhando, quando estou de lazer, quando estou me divertindo, quando estou produzindo. Tudo, exatamente tudo, é algo muito cativante e prazeroso. Até mesmo nos desafios (a escalada do “monte Everest”), onde o ar vai ficando mais rarefeito, percebo carregar comigo um cilindro de oxigênio que me impulsiona na caminhada ao topo, ao objetivo!

E você? Já descobriu qual o seu oxigênio?

É exatamente isso que você precisa para continuar vivo. Descubra qual o seu oxigênio e perceberá que terá sempre um gás a mais na subida rumo ao topo!!!


Siga-me no: Linkedin, Youtube e Instagram

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.