Início Colunas
Professor Trindade

O leitor há de desculpar o assunto pessoal de que vou tratar. Mas, em verdade, acho que não é tão pessoal assim, na medida em que pode refletir o sentimento de muitos pais.

Com orgulho, sou pai de dois meninos (sim, ao longo da vida, sempre os chamarei de meus meninos!…) de ouro; não só pela trajetória pessoal e profissional, como pelo carinho, amor e dedicação que devotam a mim e à mãe. São eles: João Trindade Cavalcante Filho (o mais velho, 36 anos) e José Trindade Monteiro Neto (o mais novo, 27 anos).

Doutor em Direito Constitucional, o primeiro, e mestre, idem, o segundo, ambos são juristas e professores; e autores de obras reconhecidas, no âmbito dos direitos Constitucional e Administrativo, sendo o primeiro Consultor Legislativo do Senado e o segundo, Assessor Jurídico na Procuradoria Geral da República.

João Trindade Cavalcante Filho acaba de lançar seu mais novo livro: Manual Didático Direito Constitucional, em coautoria com o renomado jurista Gilmar Ferreira Mendes, pela Saraiva Jus.

A obra, ainda em pré-lançamento, nos sites da Editora do Direito e da Amazon, já é a campeã de venda em livros de direito, na plataforma da segunda. E continuará, pela indiscutível qualidade que ostenta, campeã de vendagem e aceitação.

A nova edição do livro, 8ª, está completamente reformulada; mais adaptada aos tempos modernos do ensino acadêmico e de ferramentas visuais; além de trazer questões de concursos, sendo substancialmente diferente e mais prática que as edições anteriores.

No que tange à participação do meu filho João Trindade Cavalcante Filho, conta com esquemas de aulas dele; além de teoria, doutrina, jurisprudência e questões comentadas, como também tópicos de aprofundamento.

O livro é direcionado para concursos, OAB e alunos de graduação em Direito. O intuito dos autores foi aliar aprofundamento com didática, em relação aos principais aspectos do Direito Constitucional.

A OBRA

Manual Didático de Direito Constitucional é um livro que apresenta conceitos técnicos, em profundidade, mas numa linguagem clara, direta, acessível, com muitos esquemas, comentários e questões de concursos e de provas da OAB, comentadas.

Em complementação ao conteúdo teórico, serão disponibilizadas videoaulas dos principais temas abordados na obra, na plataforma digital Saraiva Conecta.

O livro  traz questões selecionadas de teoria da constituição, poder constituinte e hermenêutica constitucional, equilibrando o aprofundamento teórico compatível com os cursos de graduação e provas de concursos públicos e do Exame da OAB; examina, de forma completa, o Direito Constitucional Positivo, atingindo pontos relevantes e aprofundados; especialmente, no que diz respeito aos direitos fundamentais, à repartição de competências federativas e à organização dos poderes (especialmente o processo legislativo); e finaliza com a exposição mais didática possível sobre o árduo e complexo tema do controle de constitucionalidade. Não tem a pretensão de ser uma obra completa ou exauriente, mas um manual que prima pela didática.

Tudo isso só foi possível com a união das características principais dos dois autores: o prof. Dr. Gilmar Ferreira Mendes, conhecido internacionalmente como doutrinador de Direito Constitucional, e com inegáveis contribuições para a prática dessa matéria, na qualidade, inclusive, de Ministro do Supremo Tribunal Federal; e do prof. João Trindade Cavalcante Filho, que, por ser Consultor Legislativo do Senado Federal e professor de Direito Constitucional em cursos preparatórios para concursos e de graduação, tem experiência em traduzir temas complexos, sem perda do rigor jurídico.

A obra, que, conforme já assinalei, está em pré-venda nos sites da Editora do Direito e da Amazon, contém 728 páginas, e é publicada pela Saraiva Jur.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.