Início Colunas
Ivo Marques

As semifinais do Campeonato Paraibano começam nesta terça-feira e em jogos únicos, na casa dos clubes que fizeram a melhor campanha na competição. O Sousa, líder, vai receber o São Paulo Crystal, grande surpresa do campeonato, que eliminou o Treze nas quartas de final. O jogo será no Estádio Marizão, em Sousa. Nesta quarta-feira, será a vez do Botafogo, segundo colocado geral, enfrentar o Campinense, que eliminou o Atlético de Cajazeiras. A partida será no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

Os vencedores farão as finais do Paraibano e já asseguram a participação na Copa do Brasil do próximo ano. Isto significa que irão receber uma premiação de cerca de R$ 1 milhão, para participar apenas da primeira fase da competição Nacional. Caso passe para a segunda, a bolada vai aumentando. Dinheiro suficiente para pagar a folha de pagamento dos nossos clubes por alguns meses. Ao campeão, soma-se o direito de representar a Paraíba na fase principal da Copa do Nordeste. O segundo representante do Estado terá de participar de uma fase preliminar. Essa escolha é baseada na colocação no Ranking Nacional de Clubes, deste ano.

Voltando aqui às nossas semifinais, digo que se a lógica prevalecer, teremos Sousa e Botafogo na decisão do campeonato, com o primeiro jogo no Almeidão, em João Pessoa, e o segundo no Marizão, em Sousa. Mas, as semifinais são um jogo só, uma verdadeira decisão, e tudo pode acontecer. O exemplo maior é o São Paulo Crystal, que enfrentou um Treze favorito, jogando em casa, e venceu nos pênaltis.

Dizer que São Paulo Crystal e Campinense não têm condições de chegarem às finais, seria uma precipitação minha. Os dois times já mostraram, ao longo do campeonato, que sabem se superar em determinados momentos. Por outro lado, não dizer que Sousa e Botafogo, ambos em casa, e com campanhas bem melhores do que os adversários, não são favoritos, seria uma falta de conhecimento do que estes clubes realizaram no Paraibano deste ano. Tem que se levar em conta também que é uma decisão, e em um jogo como este o emocional conta muito e os jogadores costumam se superar com muita raça. O bicho é gordo para quem vencer.

Se o Campinense eliminar o Botafogo e o São Paulo Crystal o Sousa, ficarei muito surpreso, mas olhando por outro lado, zebras existem no futebol, que está longe de ser uma ciência exata. Nem sempre ganha o melhor. Vamos aguardar os jogos, que prometem ser emocionantes.


YouTube Ivo Marques Esportes. Se inscreva no canal.

[email protected]

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.