
Pergunte a alguém que mora longe do litoral, talvez em Goiás, e ele dirá: “Conheço o mar, já o vi na televisão.” Se perguntar a um morador de uma cidade costeira, ele pode responder: “Conheço, tomo banho de vez em quando.” Um pescador pode dizer: “Conheço porque pesco em alto-mar.” Agora, se perguntar a um comandante de navio, ele dirá que já navegou por todos os continentes. E se você perguntar a um oceanógrafo? Ele trará informações sobre profundidade, correntes e aspectos que os outros sequer imaginaram.
Assim também é a gestão. Quanto você conhece? Será que conhece a gestão como alguém que apenas a vê de longe? Ou talvez como alguém que “mergulha” de vez em quando? Quem sabe, você a explora profundamente, como um oceanógrafo, compreendendo os detalhes que fazem a diferença?
Gestão é um conjunto de processos e indicadores. Sua gestão é tão eficaz quanto a quantidade e a qualidade dos indicadores que você mede. Como dizem: “O que não se mede, não se gerencia.”
Olhe ao redor, no seu mercado. Há empresas crescendo e outras quebrando. Em outros segmentos, a mesma coisa. Se o mercado é o mesmo, o dólar é o mesmo e as condições políticas são as mesmas, por que algumas empresas prosperam enquanto outras fecham as portas? A resposta está na gestão.
Empreender não basta. É preciso fazer a gestão do seu empreendimento com inteligência, consistência e indicadores claros. Para isso, é necessário estar em constante evolução. Se o mundo está mudando, você também precisa mudar. E não apenas você, mas todo o seu time precisa crescer junto. Por isso, a educação corporativa é vital para toda a organização.
Pense nisso e bons negócios.
Instagram: @JosuelGomes
CEO (Dental Gold, Stimalife, Franca Venda, Bussola Da Gestão