Moeda: Clima: Marés:
Início Colunas
Gustavo Amorim

Gaslighting é um tipo de violência psicológica que pode trazer vários prejuízos. O conceito se refere a uma manipulação na qual a pessoa é posta em uma posição de aparente inferioridade. Esse tipo de abuso acontece quando alguém distorce a situação com a finalidade de fazer com que a pessoa abusada duvide da própria lucidez. Assim sendo, o gaslighting pode ser a causa de um relacionamento abusivo.

Por conta do machismo e do patriarcado, o gaslighting afeta principalmente as mulheres. Afinal, apesar dos avanços em relação à igualdade de gênero, ainda há muito preconceito que recai sobre a população feminina. Há algumas falas que são ditas em casos de manipulação psicológica, a saber:

“Você está ficando louca?”;

“Você está exagerando!”;

“Para de fazer drama!”;

“Não dá para conversar com você!”;

“Não sei onde estava com a cabeça quando decidi ficar contigo…”;

“Mulher é difícil…”;

“Mulher é histérica…”.

Se você já ouviu alguma dessas frases ou algo parecido do seu parceiro, saiba que pode se tratar de um caso de gaslighting. A violência psicológica, em alguns casos, é tão intensa que causa grandes traumas na vida da pessoa abusada.

Para superar situações de violência psicológica, nada melhor que buscar auxílio de um profissional da saúde mental. Dessa forma, será possível reconhecer com profundidade o que houve na relação e recuperar o bem-estar mental. Assim, se for do desejo da pessoa afetada, é possível buscar uma nova (e melhor) relação afetiva.

Gustavo Amorim

Psicólogo Clínico

CRP 13/9562


@gustavoamorimpsi

[email protected]

publicidade
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.