Início Geral

Com 24h de chuvas, ruas s?o alagadas na Grande JP e 14 fam?lias relocadas em CG

Desde a tarde de sábado (12) que chove na Grande João Pessoa e em vários pontos da Paraíba. As ocorrências provocaram alagamentos e problemas para quem precisou ser deslocar. Em Campina Grande, 14 famílias foram relocadas depois dos 48 mm de chuvas registrados em apenas uma hora na cidade.

Leia também: Termômetros marcam 13ºC na PB; Defesa Civil executa plano para evitar tragédias com chuvas 

Em Campina, cerca de 60 pessoas foram retiradas da Invasão do Distrito dos Mecânicos e levadas pela prefeitura da cidade, provisoriamente, para o prédio do Restaurante Popular do Distrito dos Mecânicos. Todas estão recebendo, desde a noite do sábado (12), todo o suporte da Secretaria de Assistência Social, que viabilizou colchonetes, alimentação, roupas e medicamentos, conforme adiantou a Defesa Civil em Campina.

Leia mais Notícias no Portal Correio 

Na Grande João Pessoa, internautas usaram as redes sociais para registrar pontos de alagamentos. Um dos locais mais comentados foi o final da avenida Ruy Carneiro, em Tambaú, que ficou tomado pela água. 

A Defesa Civil de João Pessoa, que monitora 31 áreas de risco na cidade, informou que não houve nenhum dano ou aumento de risco nesses locais até a tarde deste domingo (13). No entanto, afirma que permanece alerta para possíveis ocorrências. 

Em casos de emergências provocadas por chuvas em João Pessoa, a Defesa Civil da Capital orienta ligar para o telefone gratuito 24 horas 0800-285-9020. 

Nas estradas, a Polícia Rodoviária pede cautele aos motoristas. Segundo a PRFR, acredita-se que, devido às chuvas, que deixaram as pistas com áreas passíveis de aquaplanagem, ocorreram duas saídas de pista no estado, em Mamanguape, no litoral norte, a 62 km de João Pessoa, e na divisa entre Cruz do Espírito Santo e São Miguel de Taipu, a cerca de 40 km da Capital. Segundo o agente Osório, não houve gravidade em nenhuma das ocorrências, tendo os ocupantes dos veículos apenas sofrido lesões leves. “Um deles se queixou de dores no tornozelo, mas apenas isso”, disse.

Em condições adversas como estas, o Inspetor Tibério, da PRF, alerta para os cuidados que devem ser tomados pelos condutores que necessitarem trafegar nas rodovias da Paraíba, “A atenção deve ser redobrada, principalmente antes de sair de casa, verificando os pneus, que não podem estar ‘carecas’, pois perdem tração. Deve-se, manter distância dos outros veículos, manter os faróis acesos, reduzir a velocidade, principalmente em curvas e retornos e usar sempre as setas de sinalização”, alertou. Ele concluiu ressaltando que o cinto de segurança é item de uso obrigatório em todas as ocasiões, inclusive no banco de trás, independente das condições climáticas.

Previsão 

Segundo dados de satélite fornecidos pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, uma frente fria favorece a formação de áreas de instabilidade, com nuvens densas que vêm do oceano e cobrem a Capital paraibana, assim como outras áreas do estado, podendo provocar chuvas até as regiões do Cariri e do Curimataú.

A temperatura máxima em João Pessoa neste domingo é de 28º e a mínima 21º, com tempo chuvoso durante o dia e a noite. Na Paraíba, o clima varia entre 33º e 17º. As chuvas na Capital continuarão nesta segunda-feira (14), com o sol parcialmente encoberto e precipitações a qualquer hora. Mesmo com o tempo fechado, O índice ultravioleta (IUV), que mede o nível de radiação solar na superfície da Terra, permanece muito alto. Quanto maior o índice, maiores são os riscos de danos à pele, podendo causar câncer.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.