Início Geral

Com 26,2% do volume total, A?ude Boqueir?o, no Cariri da PB, passa por inspe??o nesta quarta

A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Campina Grande e órgãos técnicos federais, como a Agência Nacional das Águas (ANA) e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), e estaduais como a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e a Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) vão realizar, nesta quarta-feira (22), às 14h30, uma inspeção no Açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O objetivo da inspeção in loco é verificar a situação do reservatório para cobrar do poder público medidas eficientes para evitar o desabastecimento de água nos quatro municípios que integram a área de atuação da Promotoria de Campina Grande: Campina Grande, Lagoa Seca, Massaranduba e Boa Vista.

De acordo com a Aesa, o açude Epitácio Pessoa está com 26,2% do seu volume total, um percentual que a promotoria do Consumidor considera preocupante e que exige mais atenção dos órgãos técnicos para evitar uma crise no abastecimento de água na região da Borborema.

Há dois anos, a promotoria instaurou inquérito civil público para monitorar e cobrar dos órgãos técnicos estaduais e federais medidas preventivas para o desabastecimento de água na região, como a elaboração de planos de racionalização do uso de água, por exemplo. Foi celebrado de termo de ajustamento de conduta (TAC) com a Cagepa para obrigar a companhia a adotar todas as medidas administrativas e operacionais necessárias para reduzir as perdas de água na rede de abastecimento.

O promotor de Justiça José Leonardo Clementino Pinto vai participar da inspeção in loco no reservatório. Depois de constatar a situação do açude, os órgãos deverão deliberar sobre as medidas que serão adotadas e sobre a designação de audiência para tratar do assunto.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.