Início Economia

Com 73,1 mil pequenos negócios ativos, João Pessoa é a capital do empreendedorismo na Paraíba

Em termos percentuais, total representa 33,8% do total de pequenas empresas em atividade no estado (216,1 mil)
(Foto: Imagem ilustrativa | Pixabay)

A cidade de João Pessoa é, além de capital do estado, considerada a capital do empreendedorismo na Paraíba. Dados da Receita Federal apontam que a cidade possui 73.189 pequenos negócios ativos, o que, em termos percentuais, representa 33,8% do total de pequenas empresas em atividade no estado (216,1 mil). Para um analista do Sebrae Paraíba, a capital paraibana tem revelado vocação para negócios voltados ao ramo do bem-estar, saúde e beleza. 

Considerando o total de pequenas empresas em atividade em João Pessoa e Campina Grande, que é a segunda maior cidade paraibana, a capital do estado possui mais que o dobro em relação à Rainha da Borborema, que registra, segundo a Receita Federal, 32.343 pequenos negócios ativos. Dos 73.189 pequenos negócios atuantes em João Pessoa, 45,6 mil são formados por microempreendedores individuais (MEI). 

Além disso, os dados da Receita Federal apontam que o setor de serviços é o que possui maior predominância de empresas na capital: 35.224 do total. Em seguida, aparecem os pequenos negócios do comércio (23.483), da indústria da transformação (13.549) e do agronegócio (118). Outro levantamento feito pelo Sebrae Paraíba e divulgado recentemente revela que João Pessoa é a cidade paraibana que mais registrou a abertura de novos microempreendedores individuais nos primeiros seis meses do ano. Ao todo, foram 8.080 MEIs abertos somente na capital do estado nesse período. 

Em relação aos pequenos negócios abertos no município de João Pessoa no primeiro semestre de 2021, a Receita Federal contabilizou as seguintes atividades como as que tiveram maior procura pelos empreendedores: comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (471); promoção de vendas (440); cabeleireiro, manicure e pedicure (366); fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo familiar (337); e restaurantes e similares (328). 

Para o analista técnico do Sebrae Paraíba, Ismael Nóbrega, João Pessoa é considerada a capital do empreendedorismo no tocante ao número de empresas e iniciativas em atividade. Além disso, embora a cidade possua forte e tradicional vocação turística, em decorrência dos equipamentos e aparatos voltados ao turismo, nos últimos tempos a capital do estado viu crescer os empreendimentos com atuação na área de bem-estar, saúde e beleza. 

“Os números mostram que mais especialidades, tipos de tratamentos, atividades físicas e recreativas estão se voltando a João Pessoa, fazendo com que a cidade seja reconhecida nacionalmente como uma das que tem melhor estilo e qualidade de vida, seja pela qualidade do ar, pelo verde, bem como pelos atrativos para visitantes. Isso se reflete em muitos visitantes que acabam ficando e reconhecem o potencial da cidade para o setor, o que se reflete nos negócios. Saúde e bem-estar é a nova tendência para a capital em termos de negócios”, enfatizou. 

Palavras Chave

EconomiaJoão Pessoa

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.