Com mercado amplo, trabalho em Moda vai da produção à criação

Confira histórias de pessoas formadas no Unipê

Trabalhar na área de moda pode ser mais diversificado do que muita gente imagina. Da produção de moda à área de criação enquanto designer ou modelista, por exemplo, o fato é que esse campo proporciona vastas possibilidades de carreiras, para todos os tipos de talentos interessados nessa área.

“Muitas pessoas acham que para cursar Moda é necessário saber desenhar ou costurar, e que o profissional apenas criará roupas. Porém, ao longo do curso, mostramos que o setor tem oportunidades para todos os estilos”, conta a professora Valesca Sperb Lubnon, do curso de Design de Moda do Unipê.

É o caso da Luiza Pinheiro, de 27 anos, formada na área pelo Unipê. Em 2019, entrou como estagiária na AN.NA Brand, uma marca local, e hoje está efetivada por lá. “Auxilio no atendimento, faço acompanhamento das vendas no site, bem como cuido das atualizações de peças e estoque, e agora participarei do desenvolvimento das próximas coleções”, relata.

Desde criança interessada por moda, Luiza adorava revistas com bonecas e roupas em papel. Ela optou primeiro por Relações Internacionais, mas entendeu que o seu hobby era a área que devia seguir profissionalmente. Estagiar em moda lhe permitiu ver a prática diária de uma marca autoral e as relações com clientes e fornecedores.

“Assim que eu entrei no curso eu era irredutível: queria lançar a minha marca. Mas com o tempo e com a experiência do estágio, percebi que essa não é a única opção na área de moda. Então eu estou bem aberta às possibilidades de crescimento na área, seja em um negócio próprio, seja numa marca de moda”, diz.

Há espaço também para quem gosta de trabalhos manuais. “Podem orientar sua carreira para área de criação e atuar como designer ou modelistas em diversos segmentos, lidando diretamente com desenvolvimento de coleções, como vestuário, moda praia, fitness, festa, bolsas e calçados, joias e bijuterias”, elenca profa. Valesca.

A designer Joana Nóbrega, de 45 anos, também sempre se interessou por moda. Antes do curso, trabalhou por quatro anos dando aulas de costura e modelagem para iniciantes em seu ateliê. Resolveu estudar Design de Moda para aprimorar conhecimentos e estruturar sua própria marca de moda praia, a DAR’C BEACH, aberta no início da graduação.

“Há exatamente dois anos estou no mercado com uma loja na praia do Bessa. Eu mesma faço as minhas modelagens, peças-piloto e corto as peças e costuro. As estampas também sou eu que desenho, depois que aprendi com a professora Valesca. Hoje minhas estampas são exclusivas e levam o nome DAR’C BEACH”, diz.

Os esforços para buscar conhecimentos no curso a ajudaram e abriram portas no mercado, segundo Joana. “Lá [no Unipê] conheci outro mundo. Foi lá que aprendi empreendedorismo e como fazer uma coleção de moda”, conta. Hoje, a recepção do público tem sido positiva. “Até me assusta, não pensei que fosse tão rápido. Pós-venda super agradável e ainda forneço para três lojas aqui em João Pessoa”, pontua, dizendo haver espaço para todos que querem pôr bons produtos no mercado.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.