Início Geral

Com nomes curiosos, candidatos disputam elei??o na Para?ba

Titela, Cocó, Erica Matuta e Gobira são alguns dos vários nomes curiosos sugeridos por candidatos paraibanos durante o pedido de registro de candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). Eles terão esses nomes disponibilizados na urna eletrônica e utilizados nas campanhas por todo o Estado. Para as eleições deste ano foram solicitados inscrições de mais de 150 pessoas conhecidas por seus apelidos, pelas profissões, localidades e até pelas religiões. Esses paraibanos disputarão em outubro uma das 36 cadeiras de Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

Leia mais notícias de Política do Portal Correio

Os nomes apresentados são geralmente apelidos tradicionais da pessoa, mas podem ser utilizados como estratégia já que o humor chama a atenção, principalmente daquelas pessoas que não gostam de política. Os já famosos nomes curiosos também empolgam o eleitor a ver o horário eleitoral.

Entre os nomes curiosos encontrados na relação dos mais de 500 candidatos que disputarão as eleições de outubro, verifica-se que as profissões são mais utilizadas pelos postulantes dos cargos para tentar convencer o eleitor novato ou para garantir o voto daqueles que o conhecem. Nas categorias encontramos 16 doutores, 15 policiais e 12 professores. Os religiosos somam 10 entre os pedidos de registro.
A Justiça Eleitoral é clara quando diz que o limite para a escolha do ‘apelido de urna’ é de que não seja algo ofensivo ou pernicioso. Nos casos em que o nome ferir a ética e a moral, cabe ao juiz eleitoral notificar o candidato para que altere o apelido. Caso não haja manifestação, o candidato vai concorrer com seu próprio nome.

Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira no jornal Correio da Paraíba.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.