Com um super show da banda de rock Outona, chegou ao fim na noite de ontem o Jampa Longboard Day, evento que transformou João Pessoa na Capital brasileira dos esportes radicais no último final de semana. O evento, realizado na área externa da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, contou a participação de muita gente apaixonada por longboard, skate, slackline.
“O evento foi redondo. Não tivemos nenhum atleta machucado, o Alex conseguiu estabelecer o seu recorde, agora é só esperar os tramites burocráticos para a sua homologação, então considero que o evento foi muito bom. Só em agregar a cultura do esporte junto com o pessoal da cultura urbana como as bandas, o DJ, o pessoal do slackline, enfim, foi uma festa de uma dimensão muito grande. Acho que o Jampa Longboard Day foi o megaevento do verão de João Pessoa”, comemorou Jason Alexander, um dos organizadores do evento.
O Jampa Longboard Day foi uma realização da IRRA! Esportes Radicais em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (SEJER). O patrocínio ficou por conta do macarrão instantâneo Cup Noodles e Açaíto. A Associação de Skate Paraibana e a Indaiá também apoiaram o evento. A assessoria técnica foi do Longbrothers PB.
“A Prefeitura Municipal de João Pessoa tem como política apoiar o esporte na nossa cidade. O esporte é um instrumento importante para o desenvolvimento das nossas crianças e jovens e merece uma atenção especial de nossa parte. Eventos como esse são importantes para disseminar os esportes radicais na Capital”, destacou o titular da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Sérgio Meira.
Alex Quintans chega ao seu objetivo
Uma das principais atrações do Jampa Longboard Day foi a tentativa de Alex Quintans em estabelecer o recorde nacional de maior distância percorrida sobre um skate long em 24h. E, após um dia inteiro de dedicação e esforço físico intenso, o paraibano conseguiu concluir o seu objetivo. Em 24h, Alex percorreu nada menos que 256, 040 km com o seu skate. Após a prova, ele comemorou bastante o feito estabelecido.
“A sensação é de dever cumprido. Já falei a alguns colegas que eu tive o privilégio de passar um dia inteiro fazendo o que eu mais gosto, então, além disso, tava uma galera o tempo inteiro aqui comigo, minha família, amigos e gente que eu nem conheço passando essa energia que foi essencial para que eu conseguisse concluir. Foi tudo fantástico”, disse o atleta.
Alex iniciou a prova no sábado, às 16h15, e concluiu no domingo, no mesmo horário. Durante as 24h, o paraibano passou a maior parte do tempo na pista. Ele fez apenas algumas paradas para se alimentar, fazer suas necessidades fisiológicas e para descansar um pouco. Ao final da tentativa de estabelecer o recorde, o atleta não apresentou nenhum problema físico, apenas um desgaste muscular já esperado.
Desafio Short Race
Os skatistas que compareceram em peso na manhã de domingo ansiosos pela realização do Desafio Short Race não se arrependeram de ter acordado tão cedo para competir. Os cerca de 50 participantes animaram o público com um show de técnica e velocidade. Ao final da disputa, os vencedores das seis categorias foram premiados com troféus e brindes dos patrocinadores do evento. (Estileira, Uni-sport, Fiori, Cup Noodles, Red Bull e Açaíto).
Lista dos vencedores no Short Race:
Categoria Feminino:
1º Lugar – Elisa Gomes
Categoria Feminino Slalom:
1º Lugar – Nara Marques
2º Lugar – Tatiana Nishida
3º Lugar – Gabriela Lira
Categoria Amador:
1º Lugar – Matheus Perius
2º Lugar – Yuri Davison
3º Lugar – Lucas Henrique
Categoria Mirim:
1º Lugar – Lucas Vilar
2º Lugar – Ícaro Perez
3º Lugar – João Gutemberg
Categoria Master:
1º Lugar – Jason Alexander
2º Lugar – Henrique Falcon
3º Lugar – Nivaldo Firmino
Categoria Open:
1º Lugar – Luciano Montenegro
2º Lugar – Bruno Asfora
3º Lugar – Derick Balow
Best Trick Street
A última competição do Jampa Longboard Day foi Best Trick Street (desafio de melhor manobra na pista). Mais de 10 skatistas participaram dando um show de radicalidade. O grande vencedor foi o pernambucano Diego Faia. O segundo lugar ficou com o campinense Yuri Deivyson. O pódio foi fechado por Roselino Cruz, de João Pessoa.
“Estou muito feliz com essa conquista. Vim de Pernambuco só para competir no Jampa Longboard Day e Graças a Deus fiquei em 1º lugar”, comemorou Diego Faia, atleta que já é figurinha carimbada nas competições de skate em solo paraibano.
Vencedores:
1º Lugar – Diego Faia
2º Lugar – Yuri Deivyson
3º Lugar – Roselino Cruz
Assista à matéria exibida na TV Correio HD.