O maior bloco de arrasto das prévias carnavalesca do país promete colocar cerca de 400 mil pessoas na avenida este ano. O ‘Muriçocas do Miramar’, que completa 28 anos de fundação, apresentou à imprensa, na manhã desta quarta-feira (14), a marca e o conceito para a folia de 2014. O tema do bloco será ‘Muriçocas do Miramar, alegria campeã do mundo’.
Segundo o Mestre Fuba, um dos fundadores do bloco, a avenida Epitácio Pessoa “será transformada numa grande arena”, lembrando a Copa do Mundo, a segunda a ser realizada do Brasil, e homenageando o atacante Hulk, da seleção brasileira de futebol.
No próximo dia 12, o ‘Muriçocas do Miramar’ pretende anunciar oficialmente as atrações nacionais que estarão nos trios. Uma delas já é conhecida do grande público – a cantora, compositora e instrumentista Lucy Alves, embaixadora dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU, que tem como coordenadora na Paraíba a Fundação Solidariedade, braço social do Sistema Correio de Comunicação. Hulk também é outro embaixador dos ODMs.
O Portal Correio apurou que uma das atrações nacionais que está na mira dos dirigentes do ‘Muriçocas do Miramar’ é a cantora Daniella Mercury. Porém, ainda não há nenhum acerto sobre a participação da baiana.
Serão 12 trios elétricos para puxar o bloco que se concentra na praça Tito Silva, que ficou conhecida como praça das Muriçocas. Por todo o percurso serão espalhados oito palcos, que terão orquestras, DJs, sambistas e até bandas de rock. Vários grupos de cultura popular serão convocados para essa folia.
Os estandartes saem às 21h30 e o principal trio do bloco, que tem à frente o Mestre Fuba, desce a Epitácio a partir das 22h.
Durante um café da manhã em um restaurante da orla do Cabo Branco, a diretoria do ‘Muriçocas do Miramar’ apresentou a logomarca para a folia 2014. Predominam as cores verde e amarelo, uma muriçoca segurando em uma das mãos uma taça e em outra uma bola. Ela veste uma camisa que lembra a da seleção brasileira. Na parte frontal ela tem o número 19 e o nome Hulk.
A apresentação foi feita por uma mesa composta pelo presidente do bloco Muriçocas do Miaramar, Antônio Gualberto; pelo vereador e carnavalesco Fuba, pelo presidente do Projeto Folia de Rua, Raimundo Nonato Filho, o ‘Bola’; pelo presidente do ‘Picolé de Manga’, Lucélio Cartaxo; e pelo presidente da Funjope, Maurício Burity.
Dirigentes do bloco anunciaram que a partir da próxima segunda-feira (20) tem início a venda das camisas oficiais do Muriçocas do Miramar, ao preço de R$ 19,99. Serão instalados pontos de vendas nos shoppings Tambiá (centro), Manaíra (bairro de Manaíra), MAG (orla de Manaíra) e Shopping Sul (Bancários).
O bloco ‘Muriçocas do Miramar’ desfila anualmente na quarta-feira que antecede a quarta-feira de cinzas.
Embaixadores
Hulk e Lucy Alves são os embaixadores dos Objetivos do Milênio (ODM) na Paraíba, desenvolvidos na Paraíba pela Fundação Solidariedade, braço social do Sistema Correio de Comunicação. Ambos receberam os títulos das mãos da presidente da Fundação, Beatriz Ribeiro.
Quem também é presença certa no Muriçocas do Miramar é o cantor e compositor Liss Albuquerque. Ele e Lucy receberam o troféu ‘Nos Podemos, Paraíba’, concedido pela Fundação Solidariedade, instituição que desenvolve a agenda dos ODM no estado para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Liss Albuquerque é autor da música tema que simboliza o trabalho social realizado pelo ‘Movimento Nós Podemos Paraíba’, através do qual o a Fundação Solidariedade e o PNUD mobilizam instituições sociais, empresas e municípios a se integrarem ao processo de implantação dos Objetivos do Milênio na Paraíba.
Histórico
Em 1986, os moradores do bairro do Miramar, em João Pessoa, brincavam o carnaval em cidades como Olinda e Recife, em Pernambuco. Durante uma festa de aniversário no bairro, um grupo de professores, jornalistas e artistas resolveram sair brincando, fazendo barulho, com latas e panelas.
Como a cidade estava vazia, o grupo brincou com a ideia de que só as muriçocas ficavam no bairro. “Foi um processo de evolução, muito gratificante. Quando o bloco começou, era um embrião, depois se transformou num bebê e esse bebê foi crescendo e, hoje, já tem 27 anos, já é um adulto”, lembrou Antônio Gualberto, presidente do bloco.
O bloco ganhou as ruas pela primeira vez em 1987, quando os foliões acompanhavam uma carroça puxada por um burrinho, animados por um carro de som. O Muriçocas do Miramar foi oficializado pelo Governo do Estado como Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba.