Início Geral

Começa vistoria de transporte escolar do segundo semestre em João Pessoa

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai iniciar, nesta segunda-feira (3), a vistoria nos veículos que prestam o serviço de transporte de escolares na capital. Os 437 veículos cadastrados são inspecionados semestralmente, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A inspeção vai até o dia 28 de julho, das 8h às 14h, na sede da Semob-JP, no km 25 da BR-230, no bairro do Cristo, obedecendo ao cronograma por ordem de registro do veículo. Comente no fim da matéria.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Na inspeção, são avaliados itens de segurança, equipamentos obrigatórios, higiene e conforto (faroletes, sinaleiras, bancos, forros, funilaria, pintura, tacógrafo, extintor, pneus, cintos de segurança, trava das portas, buzina, para-brisa etc.). Também é verificado se as faixas laterais e traseiras estão de acordo com as normas que regulamentam o serviço. Em João Pessoa, pelo menos seis mil crianças e adolescentes são transportados por dia em veículos escolares.

Documentos

Durante o processo de renovação da vistoria são verificados os documentos do veículo e do condutor (carteira nacional de habilitação, alvará de licença da permissão, certificado de registro e licenciamento com seguro obrigatório, certificado de verificação do tacógrafo, certificado de curso de condutor escolar), crachás do permissionário, seus auxiliares, acompanhante e motorista auxiliar.

Taxa

A vistoria tem uma taxa fixada em R$ 66,68. O permissionário deve seguir o período de vistoria determinado pelo órgão gestor, mas pode até antecipar a inspeção. Caso perca a data programada no calendário, será cobrada uma multa no valor de R$ 25,01.

O transporte escolar não aprovado na inspeção tem um prazo de acordo com o tipo de irregularidade encontrada no veículo para sanar o problema. No entanto, os itens referentes à segurança e equipamentos obrigatórios devem ser regularizados imediatamente, caso contrário o permissionário fica impedido de prestar o serviço.

Selo

Ao ser aprovado, o veículo recebe um selo adesivo na cor azul, correspondente à vistoria do segundo semestre do ano, que é afixado no para-brisa dianteiro. A Semob-JP recomenda aos pais dos alunos que antes de contratar o serviço procurem informação junto à Divisão de Transportes (DTRA) no telefone 3218-9350, para saber se o veículo está devidamente cadastrado e regularizado.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.