Moeda: Clima: Marés:
Início Educação

Começam inscrições para 800 vagas em cursos gratuitos de línguas em João Pessoa

Celest oferece cursos gratuitos de Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Libras, divididos em seis semestres letivos
Cursos
Foto: Divulgação/Secom-JP

Começam neste sábado (16) as inscrições para os cursos do segundo semestre de 2022 do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), escola de idiomas da Secretaria de Educação de João Pessoa (Sedec-JP). Para o período 2022.2 estão sendo oferecidas 800 vagas imediatas para os níveis iniciais, distribuídas nos três turnos.

O Celest oferece cursos gratuitos de Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Libras, divididos em seis semestres letivos. As aulas são semanais, presenciais, e acontecem em um único dia da semana, com duração de até 2h30, dependendo do modo da aula.

As matrículas serão feitas de forma presencial para os alunos da Rede Municipal de Ensino e online para os servidores e professores do Município, bem como para a população em geral. O manual do candidato e mais informações sobre a seleção estão disponíveis neste link.

A coordenadora do Celest, Jéssica Holanda, reforça que os candidatos precisam informar um e-mail válido no ato da inscrição, obrigatoriamente do Gmail, para recebimento da confirmação da matrícula, ou terão a inscrição invalidada. O resultado será divulgado pelas redes sociais oficiais da Prefeitura (https://www.facebook.com/PrefeituraDeJoaoPessoa/; https://twitter.com/prefjoaopessoa e https://www.instagram.com/prefjoaopessoa).

Conforme o Manual de Inscrição, os candidatos, distribuídos em quatro categorias, precisam obedecer aos seguintes critérios para serem considerados aptos às vagas:

Alunos

A partir do 6º ano do ensino fundamental II, regularmente matriculados na rede municipal de ensino de João Pessoa. Os cursos ofertados são: Inglês, Espanhol ou Francês. A matrícula deve ser feita presencialmente, no Celest, no bairro dos Expedicionários, no período de 1º a 4 de agosto.

Professores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa

A inscrição é para os cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Libras e Alemão em nível inicial, devendo ser efetuada na modalidade online (https://sites.google.com/view/celestjoaopessoa/processo-seletivo-2022-2/inscricoes). Somente será possível realizar a inscrição na data de 16 de julho, das 8h às 12h, ou até o preenchimento das vagas imediatas e a quantidade de vagas previstas para a lista de espera.

Servidores da Prefeitura de João Pessoa

Deve ter concluído ou estar cursando, ao menos, o 6º ano do ensino do fundamental II. As vagas são para Inglês, Espanhol, Francês, Libras e Alemão em nível inicial. A inscrição deverá ser efetuada através do link https://sites.google.com/view/celestjoaopessoa/processo-seletivo-2022-2/inscricoes. Somente será possível se inscrever no dia 16 de julho, das 8h às 12h, ou até o preenchimento das vagas imediatas e a quantidade prevista para a lista de espera.

Público em geral

Maior de 18 anos, estar cursando ou ter concluído o 6º ano do ensino fundamental II. As vagas são para Inglês, Espanhol, Francês, Libras e Alemão, em níveis iniciais. As matrículas deverão ser efetuadas através do link https://sites.google.com/view/celestjoaopessoa/processo-seletivo-2022-2/inscricoes, apenas no dia 16 de julho, das 8h às 12h, ou até o preenchimento das vagas imediatas e a quantidade prevista para a lista de espera.

Nivelamento

Nesta categoria, são ofertadas vagas para adolescentes e adultos de todas as categorias, a partir do nível II de cada idioma, e destina-se aos candidatos que possuam algum conhecimento em línguas estrangeira ou de sinais, que pretendem ingressar na instituição de imediato em um nível mais avançado – a partir do 2º estágio/nível. É preciso ter concluído ou estar cursando, ao menos, o 6º ano do ensino fundamental II. A inscrição é na forma online (https://sites.google.com/view/celestjoaopessoa/processo-seletivo-2022-2/inscricoes) e deve acontecer no dia 21 de julho, das 8h às 17h, ou até o preenchimento das vagas.

Lista de espera

A coordenadora do Celest explica que a convocação dos candidatos da lista de espera se condiciona às desistências ou à criação de turmas.

Início das aulas

As aulas começarão no dia 8 de agosto, no modo presencial e obedecendo aos critérios estabelecidos pela Sedec-JP relativos ao combate à Covid-19: distanciamento recomendado pelas autoridades sanitárias, uso de máscara e outros protocolos de higiene e sanitização para a segurança dos alunos e servidores.

Endereço

O Celest fica localizado na Avenida Epitácio Pessoa, 1.840, Expedicionários. Para mais informações, a escola disponibiliza dois canais: telefone 3214 7044 e e-mail [email protected] .

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.