Moeda: Clima: Marés:
Início Economia

Comércio varejista de artigos domina preferência dos empreendedores em João Pessoa e Campina Grande

Em João Pessoa, por exemplo, existem 86.290 pequenos negócios formais, sendo 4.240 atuando no comércio varejista de artigos
Fotos: USP Imagens

Os pequenos negócios formais vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Na Paraíba, 247.257 microempresas estão ativas, de acordo com os dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), sendo 49,5% ativas nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, as maiores do estado. No entanto, a predominância maior fica por parte do comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.

E esse número, que contempla as categorias de microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP), fica ainda mais expressivo quando desmembra essas duas cidades das demais. Em João Pessoa, por exemplo, existem 86.290 pequenos negócios formais, sendo 4.240 atuando no comércio varejista de artigos. Já em Campina Grande, são 36.149 micro e pequenas empresas, com 2.014 registros de empreendedores neste ramo.

Além disso, João Pessoa e Campina Grande também têm outro detalhe em comum: elas são são o segundo registro mais buscado na Paraíba, na categoria de cabeleireiro, manicure e pedicure. A capital paraibana conta com 3.897 pequenos negócios nesse segmento, enquanto que a Rainha da Borborema reúne 1.736 empreendedores na referida categoria. 

No mesmo levantamento, o Sebrae atestou outras áreas com número significativo por parte dos micro e pequenos empreendedores. Em João Pessoa, a promoção de vendas (2.843); as lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (2.145); e os restaurantes e similares (2.134) se destacam e completam a lista das cinco atividades mais procuradas. Em Campina Grande, complementam o ranking os minimercados, mercearias e armazéns (1.224); a promoção de vendas (896); e as lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (872).  

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.