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Comidas de conforto podem ajudar a melhorar a alimentação

Nutricionista indica receita de bolo caseiro de chocolate

Algumas comidas e preparações trazem boas lembranças e também podem trazer conforto às pessoas. Essa lógica, criada há não muito tempo como comfort food, é considerada importante por muitos nutricionistas. Isso porque incluir na dieta refeições que trazem memória afetiva podem ajudar numa boa adesão ao plano alimentar.

“Uma excelente ideia de incluir práticas de comfort food no seu cardápio é a possibilidade de preparar pães, bolos e doces caseiros, inclusive com ingredientes mais saudáveis, que pode ser uma ótima maneira de acrescentar bons hábitos alimentares e inclusive de trazer a família pra fazer preparações culinárias em conjunto”, conta a nutricionista e Profa. Ma. Jousianny Patrício, do curso de Nutrição do Unipê.

Ela diz que muitas vezes, no dia a dia apressado, até comprar um bolinho da infância na padaria mais próxima não deixa de ser uma ‘comida de conforto’. Ainda cabe destacar que esse alimento vem com uma apresentação muitas vezes nostálgicas, ou seja, embalagens que valorizem o fato de o produto ser caseiro e com uma identidade visual que remeta ao consumidor à sensação de conforto e boas recordações, indica a nutricionista.

É característico do comfort food que os pratos sejam derivados da comida caseira, pois a ideia é transmitir a sensação de que foi preparado por alguém especial, e embora muitas vezes simples, são ricos em sabor, fartos e capazes de estimular as melhores sensações e memórias nas pessoas.

“Inclusive muitos restaurantes, percebendo essa realidade, estão indo em direção contrária aos tradicionais fast food e oferecendo alimentos mais saudáveis e ‘confortáveis’ que remetem a uma comida afetiva”, conta. 

Pensando em estimular preparações em casa, a nutricionista indica uma receita de bolo de chocolate da avó para ser apreciada por toda a família. Confira!

Bolo de chocolate da vovó

Ingredientes

Para o bolo:

– 3 copos americanos de farinha de trigo;

– 2 copos americanos de achocolatado (sugestão pra torna-lo mais saudável é substituir por cacau em pó);

– 1 e 1/2 xícara de açúcar (pode-se colocar o açúcar demerara);

– 1 copo americano de óleo (pode colocar o azeite);

– 4 ovos;

– 1 copo americano de água fervente;

´- 1 colher de sopa rasa de fermento.

Para a cobertura:

– 2 colheres de sopa cheias de manteiga sem sal;

– 2 colheres de sopa de chocolate em pó (colocar aquele com maior teor de cacau);

– 1 xícara de açúcar;

– 6 colheres de sopa de água;

Modo de preparo

Bolo: Pré-aqueça o forno à 180 °C. Misture todos os ingredientes em uma tigela, inclusive o fermento. Despeje em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo. Asse por 20 – 25 minutos. Cobertura: mistura todos os ingredientes em uma panela com o fogo médio até virar um creme. Montagem: com o bolo ainda quente, corte em quadrados e cubra com a cobertura. Deixe o bolo absorver, esfriar um pouco e sirva em seguida.

E lembrando sempre que alimentação e equilíbrio devem sempre andar lado a lado, afinal não é uma fatia de bolo que vai comprometer seu plano alimentar, diferentemente se você consumir em grande quantidade e com muita frequência, daí a necessidade de um nutricionista que adeque a ingestão desse alimento as suas necessidades nutricionais.

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