A presidente da Fundação Solidariedade e secretária-executiva do Movimento Nós Podemos Paraíba, Beatriz Ribeiro, empossou, na última quinta-feira, as representantes titulares e suplentes do Comitê de Equidade de Gênero e Comunicação, na sede do Sistema Correio de Comunicação, na Capital. O comitê está incumbido de traçar e uma agenda de ações, que inclui campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher, que serão veiculadas nos veículos de comunicação do Sistema.
Segundo a coordenadora-geral da Fundação Solidariedade, Núbia Gonçalves, o comitê terá como foco o desenvolvimento de um plano de trabalho que utilize ferramentas de comunicação – como campanhas educativas e publicações – que ajudem na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
“O Comitê atuará especificamente nas metas de promoção da igualdade entre os sexos e da autonomia das mulheres e na melhoria da saúde das gestantes. Temos como prioridade a elaboração de uma agenda de campanhas sistemáticas de enfrentamento à violência doméstica e simbólica contra mulher”, disse Núbia Gonçalves.
A coordenadora estadual de Municipalização do Nós Podemos Paraíba, Maristela Nóbrega, também recebeu as representantes do comitê. O órgão pretende divulgar campanha durante o período de Carnaval e formular uma agenda com um plano de trabalho para o ano, que inclui a publicação de um manual para profissionais de comunicação com a temática de gênero.
A presidente do comitê, Beatriz Ribeiro, destacou a importância do órgão como norteador das ações executadas pela Fundação Solidariedade, pelo Nós Podemos Paraíba e pelo Sistema Correio de Comunicação contra a violência feminina. “Faz parte da nossa cota de responsabilidade social, enquanto formadores de opinião, nos engajarmos na luta contra a violência de gênero. Esperamos que esse comitê contribua para a conscientização maior dos nossos profissionais, que já têm esse compromisso naturalmente, e da sociedade como um todo”, afirmou.
Foram empossadas como representantes do comitê para o biênio a juíza Rita de Cássia Andrade (Juizado da Mulher); a promotora de Justiça e Defesa da Mulher, Rosane Araújo; a secretária-adjunta de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Nézia Gomes; a conselheira Municipal de Direitos da Mulher, Aryane Rodrigues; as delegadas da Mulher, Maísa Araújo e Renata Matias; as representantes da Cidadania LGBT e da Igualdade Racial da Prefeitura de João Pessoa, Socorro Pimentel e Marquesa Vasconcelos; as representantes da Gerência-Executiva de Equidade de Gênero da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Elinaide Carvalho e Maria Sueldes Araújo, e a coordenadora-geral do Nós Podemos Paraíba, Núbia Gonçalves.