Início Geral

Comitê Gestor da Internet debate rumos da web em reunião aberta em JP

Conselheiros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e participantes de diferentes setores da sociedade brasileira estarão reunidos em João Pessoa no próximo dia 17 de março para discutirem temas atuais relacionados ao ecossistema da Internet. Esta será a primeira reunião extraordinária promovida pelo CGI.br em 2016 que abrirá espaço para participação efetiva da sociedade. Os interessados deverão comparecer à Sala de Concerto José Siqueira da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo – FUNESC (Rua Abdias Gomes de Almeida, nº 800), a partir das 14h30, ou acompanhar a transmissão ao vivo no site do CGI.br. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A reunião terá a presença do pleno de conselheiros do CGI.br, formado por representantes do setor empresarial, acadêmico, governamental e terceiro setor, além de autoridades locais. “Envolver a comunidade de todas as regiões do país no debate sobre temas atuais e futuros da Internet no Brasil é uma das premissas do CGI.br”, destaca o coordenador do Comitê Gestor, Virgilio Almeida.

Na programação, haverá espaço para ouvir e discutir os desafios específicos do Estado da Paraíba, durante painel com autoridades locais. Também será uma oportunidade para debater, tirar dúvidas e promover o conhecimento sobre questões relativas ao ecossistema da Internet.

Os 20 anos do Comitê Gestor, modelo de governança da Internet multissetorial e pluriparticipativo, elogiado internacionalmente, será uma das pautas do encontro, que também abordará a formulação dos Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil, conhecido como decálogo de princípios do CGI.br, e base para a lei do Marco Civil. “Uma das características marcantes do CGI.br é a disposição ao diálogo e busca pelo consenso entre os diferentes setores da sociedade”, enfatiza o secretário executivo do CGI.br, Hartmut Glaser.

Reuniões itinerantes

Com o intuito de ampliar as discussões com a comunidade, entender as peculiaridades e demandas de cada região, o Comitê Gestor prevê, em 2016, a realização de mais duas reuniões itinerantes e abertas à participação de todos. Além de João Pessoa, o pleno de conselheiros deverá reunir-se em Belo Horizonte (MG) no mês de agosto, e em Brasília (DF) no mês de novembro. Todos os encontros serão transmitidos ao vivo no sítio do CGI.br.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.