Início Notícias

Psicólogo explica como controlar crises de ansiedade na pandemia

Os relatos de episódios de ansiedade têm aumentado na pandemia de Covid-19. Em alguns casos, os sintomas se confundem com aqueles que são característicos da infecção. A assistente operacional Katy Lucena conta que tem sofrido com dor de cabeça e falta de ar, sintomas provocados, no caso dela, não pelo vírus, mas decorrente de crises de nervosismo e incômodo gerado pelo uso de equipamentos de proteção individual. À TV Correio, o psicólogo Thomé Xavier deu dicas de como enfrentar o pânico e amenizar a sensação de falta de fôlego comum durante o uso de máscaras. Assista ao vídeo acima.

Comentários

  • Marcos Roberto teixeira de Sousa disse:

    e muito ruim sinto que estou com covid19 toda hora

  • Marlane disse:

    Não aguento mais ouvir os noticiário , a noite acordo com muito medo da incerteza do futuro e de perder alguém da minha família.

  • Michele disse:

    Sinto que tbm sou hipocondríaca
    E também estava assim, em crise de ansiedade, e muito nervosa com esse cenário pandemico e com as mortes.ja fui parar no hospital por conta dessa crise e pânico e por escutar notícias, senti sintomas desse vírus, e no hospital fiz exame e a médica diagnóstico crise ansiedade e tomei remédio ansiolidico. Enfim estou buscando forças , alicerce e proteção em Deus, na palavra do Senhor que é galardoado daquele que o busca…..Sei que a cada dia Deus tem me curado.
    Pois a palavra do Senhor nos diz'”Aquietai _vos e Sabei que eu Sou Deus”’

  • Pedro Souza disse:

    Eu tô muito preocupado eu sou hipertenso depressivo né estou muito preocupado, depois que foi baixado a esse decreto para abrir shoppings, lojas, restaurantes, feiras livres, prais isto e sério todos vocês estão vendo que está acontecendo a situação e só tá piorando e os casos subindo o nosso povo tá se acabando a míngua entregue as traças, baratas e abutres, no começo o Presidente brincou dizendo que se era só uma gripezinha que ia passar logo tá aí mais de 40 mil pessoas mortas isto e falta de responsabilidade nosso país não tem ministro de saúde nosso país não tem rumo nosso país não tem nada disso, sábado passado se eu não me engano a China quase volta a pandemia mas já controlou, nossos país precisa urgente de controle gente, não tá sendo respeitado a distância social os ônibus metrôs trens transporte público é o povo um por cima do outros nos de transporte público, eu não saio de casa tô com muito medo mesmo na realidade tem um filhos que moram com os avós e as tia eles querem estar vindo aqui e eu fico com medo, eles vem mas assim de longe com máscara muitas vezes ficam no terraço respeitando a distancia conversamos um pouquinho e vão embora, procurei um psiquiatra pq estava sem dormir e ele me falou isso e fobia filho tem muita gente assim que não sabe o q fazer, somos seres humanos e nossas vidas merecem serem respeitadas são mais de 40 mil mortes e o presidente não tá nem aí, tá achando que isso é uma brincadeira e isso não é brincadeira não, esse vírus é letal, eu sei que tem muita gente sendo curadas mas também vejam quantos já se foram, o que devemos fazer é ser humanidade se curvar perante a Deus pedir misericórdia que ele coloque na cabeça dos cientistas que eles descubram a vacina ou um remedio para a cura dessa pandemia em nome de Jesus, “Deus é o Deus dos impossíveis.” temos que orar e ter fé.
    “Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.”
    1 João 4:16

  • Pedro Souza disse:

    gente pela hora da minha postagem ainda bom dia esse caso tá muito sério eu sou a pessoa que hipertenso tenho depressão e procurei o psiquiatra essa semana e ele me falou que eu estou com fobia é muito difícil a gente está passando por essa situação não saio de casa tô com medo de conversar com as pessoas de ir para o supermercado de fazer compras tô com medo de tudo eu tenho filhos é que mora com avós e com os tios e querem tá me visitando e eu já pedi para eles assim vem não papai e tu fica na rua e vem para cá sabe que sou nervoso porque cada hora que a gente tá vendo as notícias aí nos meios de comunicação é muito pesado, para completar com muita irresponsabilidade o presidente baixou um decreto para que abra shop ou seja todo comércio os transportes público ônibus e metrôs cheios sem distância social o povo um por cima do outro gente isso é muito sério o povo do nosso país está se acabando a míngua não temos ministro de saúde não temos nada imagina se esse homem tem acabado com o SUS como era que tava isso agora eu só quero dizer para vocês que temos que pedir a Deus orar para que ele coloque na cabeça desses cientistas coloque na cabeça desse cientista a cura dessa pandemia é a gente sabe que isso é um vírus letal então tá aí gente todo mundo preocupado eu achava que só era comigo eu tenho um irmão que até falta de ar meu irmão sente e outra coisa além de incentivar o meu irmão sente falta de ar ele já foi fazer até o teste sem ter nada porque tava sentindo sintomas e ele também ele tem problema depressivo é trabalha no hotel quando os ossos de chega e ele começa a chorar ele começa a tremer tá dessa forma

  • Pedro Souza disse:

    Eu tenho certeza que muita gente está dessa forma como eu estou sou depressivo e procurei um psiquiatra essa semana e ele disse a mim que eu estou com fobia fico com medo de tudo de chegar perto das pessoas de ir no supermercado de sair de casa se eu tenho filhos(as) e nenhum tá vindo em minha casa porque moram com os vós e tias e eu pedi para eles que se fosse para estar no meio da rua e tá vindo aqui em casa era melhor que cada um ficasse suas casas eu tenho 55 anos e sou hipertenso para mim fica dificil essa pandemia é uma das coisas mais pesada que eu já vi na minha vida a gente sabe que esse vírus é letal vejo muita irresponsabilidade do Governo Nacional que no começo brincou dizendo que só era uma gripezinha e olha aí que está acontecendo com ao nosso país são muitas pessoas que estão assim tem muitas pessoas que não sabe nem o que fazer como eu, tenho um irmão que tá tendo falta de ar ele foi fazer o teste sem ter nada isso é muito sério gente isso é muito sério para acabar de completar abrir o shopping os ônibus aglomeração dos ônibus um em cima do outro dos metrôs de tudo eu sou daqui de Pernambuco sou de uma cidade chamada Rio Formoso mototáxi para cima e para baixo povo sem proteção sem nada muitas vezes a gente encontra as pessoas no supermercados em uma máscara sem nada eu boto o rosto aqui na rua quando eu vejo uma pessoa ser máscara eu já entro eu já fico com medo muito medo mesmo a coisa não tá fácil o que a gente tem que fazer agora é orar e pedir a Deus que ele olhe para essa população em nome de Jesus e abra a cabeça desse cientista para que essa vacina ela apareça mais rápido possível eu apareço um remédio para amenizar essa situação mas que essa vacina saia logo vai se acabar muita gente a curva tá subindo e muito aqui em Pernambuco já subiu de uma hora para outra aqui na minha cidade uma cidade pequena todo dia os casos estão subindo tá dessa forma a gente já faleceram gente só temos uma solução é orar pedir a Deus em nome de filho amado Jesus para que ele coloque na cabeça dos cientista a descoberta da cura dessa pandemia

  • Ana Alice nardeli dos Santos disse:

    Tenho tanto medo dessa doença. Já não durmo mais .essa praga acabou com minha paz.tenho filhos que trabalhando. Não teve quarentena. Graças a Deus não parou .mais me preocupo muito .com netos que são 6 .Pra mim não suportaria saber que um deles fiquem duentes. Pesso a Deus socorro .ou vou morrer louca .Já não sei o que fazer .não aguento mais isso no mundo. Acho o Brasil. E os governos são tão fracos e vive pra fazer .roubar o país nessa praga tenho 62 nunca. Queria ter vivido isso .misericórdia senhor.

  • Rosângela disse:

    Sinto esses sintomas,ansiedade mesmo

  • Eu também não suporto vê reportagem quando vejo sinto os sintomas da reportagem e se ouço algum comentário de alguém fico com os mesmo sintoma e horrível não tenho dormido a noite direito disse:

    Eu também sinto sintomas mesmo sem tá com nada tudo coisa da minha cabeça não suporto ouvir reportagem ou ouvi comentários de alguém que esteja com os sintomas tomo tudo pra mim

  • Conceição Rocha disse:

    Sinto medo, medo de perder alguém que eu amo muito, fico com os pés e mãos geladas comeu uma tosse seca, falta de ar, bocejar, enfim.. agonia!

  • Quezia de jesus disse:

    Mim sinto insuficiente sinto medo vontade de sumir sinto presentimento ruim ,,um aperto no peito falta de ar crise de choro

  • Muito medo pânico tristeza pensamentos negativos angústia cabeça muito ruim disse:

    Muito pânico medo uma tristeza muito grande

    • Debora Cristina disse:

      Também tenho pensamentos negativoa aleatórios, angústia, aperto no peito, instabilidade emocional…

  • Muito medo pânico tristeza pensamentos negativos angústia cabeça muito ruim disse:

    Muito medo muita tristeza

  • Fran disse:

    Sinto medo,muito medo de morrer e um aperto no peito …angústias náusea sensação de desmaio
    (Perdi o olfato e paladar mesmo com exame não reagente )

    • Carmem disse:

      Oi Fran!
      Você procurou ajuda psicológica?
      Hoje a grande maioria dos psicólogos estão fazendo atendimentos à distância e tem sido uma experiência bem legal!
      Nesse momento precisamos muito contar uns com os outros então não exite em procurar ajuda!
      Você vai sair dessa!
      Um abraço

      • Lormina Cavalcante disse:

        Desde que essa pandemia começou que vivo com os mesmos sintomas da covid.Ja fiz até tomografia do pulmão e não tenho nada.Tudo coisa da minha cabeça. É respiração difícil,sensação ruim. Vou procurar um psicólogo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.