Com escolhas certas, é possível equilibrar o presente e investir no amanhã
Com a chegada do fim de ano, o décimo terceiro salário se apresenta como uma oportunidade para equilibrar as finanças, realizar sonhos ou planejar um início de ano mais tranquilo. Para muitos, representa um alívio financeiro. Para outros, um impulso em direção a objetivos de longo prazo.
Segundo o administrador e professor do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau João Pessoa, Ricardo Lisboa, o uso estratégico desse benefício pode gerar um impacto significativo.
“O décimo terceiro salário é uma oportunidade única para organizar o orçamento. Antes de pensar em gastos extras, o ideal é quitar dívidas pendentes, principalmente as com juros altos, como cartão de crédito e cheque especial. Isso ajuda a começar o ano seguinte sem o peso de compromissos atrasados”, orienta Ricardo.
Para aqueles que estão com as contas em dia, o especialista sugere um planejamento criterioso. “Uma parte do valor pode ser destinada à poupança ou investimentos alinhados aos seus objetivos. Além disso, reservar uma parcela para as despesas sazonais, como custos das festas de fim de ano e compra de materiais escolares, é uma opção para evitar gastos descontrolados”, explica.
De acordo com o professor, embora o consumo seja um estímulo natural durante essa época, a priorização de metas financeiras de longo prazo pode fazer a diferença. “O décimo terceiro salário é mais que um recurso extra. Há a possibilidade dele ser um divisor de águas na vida financeira, se utilizado com consciência e planejamento”.