Como os jogos virtuais têm crescido em importância

Com os jogos virtuais é possível tornar o aprendizado mais rápido e divertido, ganhar dinheiro e fazer amigos.
Fonte: unsplash

Os jogos são uma grande paixão da humanidade desde a antiguidade. O espírito esportivo e o prazer pela competição estão presentes nas mais diversas culturas, e em cada uma delas é possível encontrar exemplos de disputas, sejam em duplas, em grupos ou até mesmo individuais.

No nosso tempo presente, em que a tecnologia tem um papel primordial, os jogos virtuais vêm aumentando a sua importância e influência entre pessoas de todas as idades. Entre os jovens principalmente, os jogos digitais são uma das formas mais populares de diversão.

Segundo uma pesquisa realizada pela Zewzoo, empresa de estudos de mercado focada em jogos digitais, o Brasil é o 4º país com mais jogadores em todo mundo, com 35 milhões.

Com a pandemia e a necessidade de se isolar, g, os games passaram a ocupar uma posição de destaque na rotina das pessoas, não só de gamers profissionais como de outros usuários que recém estão descobrindo agora os encantos dos jogos digitais.  O NPD Group constatou que cerca de 82% da população do país entre 13 e 59 anos joga algum tipo de game.

Os jogos virtuais

Os jogos virtuais são aqueles jogados em meios artificiais eletrônicos. Neles, é necessário o suporte de aparelhos eletrônicos, como controles e monitores, para que os jogadores interajam com as peças, os oponentes e os desafios.

Eles podem ser desenvolvidos especificamente para o ambiente virtual, como os jogos de computadores, ou podem ser adaptações e versões de jogos clássicos. Existem desde simuladores de aviação, com um alto grau de realismo, até versões de sinuca, damas e xadrez. E eles têm diversos tipos de aplicações, além do entretenimento.

Diversidade de aplicações

Jogos com simulação de aviação e outros veículos, por exemplo, são usados como ferramentas de ensino e treinamento, pois possibilitam que situações perigosas sejam estudadas e simuladas em um ambiente virtual, para a observação dos possíveis resultados sem que pessoas sejam expostas a riscos desnecessários.

No marketing também existem inúmeras aplicações para jogos virtuais. É possível criar todo o tipo de desafio e competição em um formato de jogo virtual para engajar usuários e destacar marcas e produtos.

Eles também são utilizados para fins educacionais, pela sua grande capacidade de captar a atenção de jovens e crianças, fazendo com que elas absorvam conteúdos complexos com muito mais facilidade.

O Sebrae, por exemplo, incluiu jogos em mais de 100 cursos online gratuitos da sua plataforma de Ensino a Distância (EaD) direcionados ao público jovem, com idade a partir de 15 anos, para estimular o empreendedorismo.

Entretenimento e lucro

E eles não proporcionam apenas diversão aos usuários. Muitos deles estão conseguindo fazer fortuna e alcançar grande sucesso. Existem alguns tipos de jogos, como roleta online, que podem pagar prêmios conforme a sorte do jogador. E há também muitas oportunidades que envolvem a transmissão e a criação de comunidades em torno de um jogo ou jogador.

Os campeonatos de e-sports têm ganhado grande popularidade entre pessoas de todas as idades e grupos sociais, lotando estádios e vendendo em grande número uma infinidade de produtos. A transmissão em plataformas de streaming também se tornou um grande negócio, envolvendo centenas de milhões de usuários em todo o mundo, diariamente.

Por todos esses usos e aplicações, e por também por serem extremamente divertidos, os jogos eletrônicos têm conseguido um estrondoso sucesso. E não é para menos, já que a qualidade, o número de títulos e as plataformas disponíveis, se multiplicam com muita velocidade.

Os jogos virtuais são a versão moderna de uma atividade com grande importância na cultura humana, dos primórdios da civilização até os dias atuais. Com eles é possível tornar o aprendizado mais rápido e divertido, ganhar dinheiro e fazer amigos. Por tudo isso, os jogos virtuais estão ganhando cada vez mais espaço!

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.