Moeda: Clima: Marés:
Início Serviços

Comportas de barragem são abertas e água do São Francisco chega ao Sertão da Paraíba

Segundo o Governo Federal, estrutura é a maior do gênero de toda a transposição, com capacidade de armazenamento de 260 milhões de metros cúbicos
Barragem, São Francisco, Sertão da Paraíba
Barragem de Boa Vista é a maior do gênero de todo o Projeto São Francisco, com capacidade de armazenamento de 260 milhões de metros cúbicos (Foto: André Neiva/MDR)

A Barragem de Boa Vista, localizada em São José de Piranhas, no Sertão Paraíba, teve as comportas abertas para liberação da água do Rio São Francisco. A estrutura é a maior do gênero de toda a transposição, com capacidade de armazenamento de 260 milhões de metros cúbicos.

“O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), investiu R$ 270 milhões na barragem, que tem 900 metros de extensão e faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco”, disse o governo.

Com a abertura das comportas em Boa Vista, a Barragem de Caiçara, também na Paraíba, deverá ter enchimento completo até esta segunda-feira (24), liberando água para a Barragem Engenheiro Avidos, em Cajazeiras (PB), que atenderá 61,4 mil pessoas. Na sequência, as águas do Velho Chico seguirão para o Rio Grande do Norte, com previsão de chegada no mês de fevereiro.

“Essas águas vão permitir que milhares de pessoas possam ter a tão sonhada segurança hídrica. Água tratada na torneira, água à disposição para se gerar emprego e oportunidade, para se diminuir a pressão sobre o sistema de saúde pública. É a formalização do compromisso do presidente Bolsonaro para emancipar as populações nordestinas”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

O último trecho de canal do Projeto São Francisco, entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Avidos, foi inaugurado em outubro de 2021, em evento com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Com isso, após 13 anos desde o início do empreendimento, as obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos dois eixos (Leste e Norte) estão concluídas.

Palavras Chave

InteriorServiços

Comentários

Giovana disse:

Em 2016, a barragem já estava concluída e já tinha água armazenada das chuvas e abastecia a Cidade. Em 2002 o Sertão Paraibano foi beneficiado com o projeto “água nas escolas”, em 2003 beneficiado com o projeto “um milhão de cisternas ” entre 2012 e 2016 o benefício foi por meio do projeto” água para todos” ; ainda em 2016 foi a vez do projeto”uma terra e duas águas “. Lula sempre se preocupou com o sofrimento do povo Nordestino em relação a falta d’água por isso ousou fazer a integração do São Francisco. Sofreu represálias, manifestações contra, mas não temeu e fez o projeto acontecer. Viva a Lula!

Fátima Mignot disse:

Minha mãe e sua família são do Sertão da Paraíba! Está bênção chamada AGUA é de valor inestimável para todo aquele Povo tão valente, tão digno e tão sofrido! Fico imensamente feliz por todas essas obras estruturais que o Governo Federal está concretizando!

Lúcia de Fátima Araújo Santos disse:

Isso foi trabalho do LUIZ Inácio Lula da Silva!!!! não deste desgoverno! Ele já achou pronto!!!;; parabéns !!! Paraiba por ter LUIZ Inácio Lula da Silva!!!!!!

Jose marcelo de Albuquerque disse:

Essa desgraça desse governo fez porra nenhuma temer fez mais q Bolsonaro. Agradeço a Luis Inácio lula da Silva esse sim

Isso é um ministro babão ¹ disse:

Esse ministro é um babão porque ela não diz porque essa água tão sonhada pelos nordestinos chegou ao seu destino porque?

João Carlos Marques Xavier disse:

As águas ficam paradas no canal. Sem bombeamento não entra nas torneiras das casas. Essas estações de bombeamento não foram usadas ainda, mas estão quebradas. O sistema Correio faz um esforço miserável para revelar o que não existe. Por favor, façam fotos do canal, exponham a água dele entrando nos reservatórios, indiquem algum lugar onde seja possível se refrescar com as águas do canal. Parem de enganar. O descrédito faz declinar a confiança dos leitores e diminuir o número de amantes do jornal de Teotônio Neto.

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.